30 outubro 2009

20 de Novembo, dia da Consciência Negra

(Imagem da Internet pode ter direitos autorais)


Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Sendo escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
Sabe por que é importante comemorar esta data?
Porque serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional.
Você pode aprender mais sobre este assunto com apenas um click!

23 outubro 2009

E por falar em arte!

A Secretaria de Educação realiza a I Mostra Estudantil de Arte.

"A arte é a assinatura da civilização".


Beverly Stills

(A imagem pode ter direitos autorais)

Abertura 22/10 às 14 horas no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas. Na exposição de trabalhos dos alunos, belas obras!

São 30 escolas participantes com apresentações artísitcas que envolvem a música, o teatro, a contação de história, artes visuais e artesanato.

Valorizando a autoria e promeovendo a interação do aluno com o mundo artísico está é uma grande iniciativa.

O Coral da nossa escola se apresentará no dia 26/10 às 14 horas no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas. Você está convidado. Não deixe de visitar a exposição!

Imagem Visual: Do logotipo ao marketing

Propaganda e Publicidade


O uso da propaganda, é sem dúvida, o caminho certo em direção ao sucesso de um produto. É o primeiro passo, mas deve ser acompanhada de qualidade para permanecer na mente do consumidor por bastante tempo. Geralmente, são colocadas em pontos estratégicos para que haja a fixação e o seu reconhecimento. Esta visualização atinge toda massa da população, daí o poder das cores e dos símbolos.

A criação de um logotipo para um produto ou para uma empresa faz com que haja assimiliação do produto com a necessidade de consumo. Logotipo significa um grupo de letras em um só tipo, formando uma sigla ou palavra usualmente representativa de marca comercial ou de fabricação. Isso permite que a empresa se torne mundialmente conhecida.

Existem vários tipos de propaganda:


  • Informativa: traz informação social, de prevenção contra doenças, drogas, epidemias, campanhas de vacinação, etc.

  • Consumo: apresenta o produto para o consumo. Caratér comercial.

  • Política: apresenta o trabalhos dos governantes, como por exemplo, o horário político.

  • Social: apresenta os problemas sociais, como por exemplo, o menor abandonado.

Esta foi a proposta de trabalho, da professora Deborah, Artes, para os alunos das turmas 801, 802 e 803 do 8º ano do Ensino Fundamental:

  1. Pense em uma empresa da cidade. Lembre em qual o local você viu a sua propaganda. Transporte essa lembrança para o papel e refaça esta propaganda. Você poderá alterar o aspecto que considerar negativo.

  2. Crie um logotipo para uma empresa ou para um produto. Pode ser usado apenas palavras ou símbolo.

  3. Responda com as suas palavras: Explique qual a diferença entre produto e marca utilizando como exemplo, um produto conhecido na cidade.

  4. Faça o desenho para a campanha publicitária de produto. Pode ser perfume, alimento, utencílio doméstico ou outro a sua escolha.

  5. Seguindo o roteiro comentado em sala de aula crie uma campanha publicitaria que atenderá um cliente que deseja lançar o seu produto no mercado.

O resultado dos trabalhos está em exposição no mural da escola. Atividade realizada com sucesso. Parabéns!






















20 outubro 2009

A arte está no ar... Artes
















A professora Deborah, de Artes das séries finais do Ensino Fundamental, em uma demonstração do que há em nosso meio artístico sob o ponto de vista atual, está trabalhando com os alunos das turmas do 9º ano, 901 e 902 a obra modernista de Tarsila do Amaral. Como podem ver as releituras realizadas pelos alunos. Parabéns!
O objetivo é aprensentá-los fatos da Semana de Arte Moderna de 1922. O modernismo brasileiro embora procurasse libertar a criação artística dos padrões europeus, foi, inicialmente, inspirado em novas técnicas desenvolvidas na Europa pós-Primeira Guerra.
Embora, a artista Tarcila do Amaral não tenha participado daquela memorial semana, sua arte integra efetivamente o movimento modernista. No Brasil é um dos nomes mais importantes da Arte Moderna Brasileira.

Está no ar... Educação Infantil

A nossa escola está repleta de arte...
As professoras Helaine e Liliane do 2º período trabalharam a chegada da Primavera com seus alunos. Utilizando a técnica do mosaico e pintura para mostrar que a primavera é uma mistura de todas as cores! Vejam que lindos trabalhos os alunos realizaram:





17 outubro 2009

Uma lição saborosa...


Durante os meses de Agosto e Setembro os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundmental estiveram envolvidos para participar do "Prêmio ArcelorMilital de Meio Ambiente", que neste ano teve como tema "Alimentação Saudável".
Além de trabalhar nas cartilhas, nossos alunos assistiram vídeos, pesquisaram na Internet e fizeram leituras em livros, revistas e jornais sobre o assunto.
Concluindo os estudos sobre o tema, foi realizado no dia 15 de Setembro, uma gostosa merenda saudável, uma deliciosa Salada de Frutas...! Depois do lanche, a arte final: Desenhos e Redações, conforme as categorias estabelecidas pelo organizador.
Foi bastante difícil selecionar os trabalhos que seriam enviados devido ao bom nível de qualidade apresentado pelos mesmos. Valeu a pena a participação de todos! P A R A B É N S!

Confira os trabalhos selecionados:

a) Categoria: Desenho













b) Categoria: Redação


Curiosidades... Você sabia?

Como surgiu o dia da Criança?
O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920.
Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!
Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.
Leia aqui quais são os dez princípios da Declaração dos Direitos da Criança.
Como surgiu o dia do Professor?
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
Leia aqui sobre a data do Dia dos Professores em outros países e a Oração do Professor.

16 outubro 2009

Outubro - Mês das Crianças

Em comemoração ao dia das crianças, as aulas no Laboratório de Informática envolvem jogos educativos computadorizados.

(A imagem pode ter direitos autorais)

12 de Outubro - Dia das Crianças

Homenagem a Você Criança

Você criança, que vive a correr, é a promessaque vai acontecer... é a esperançado que poderíamos ser... é a inocênciaque deveríamos ter... Você criança, de qualquer idade,vivendo entre o sonho e a realidadeespargem pelas ruas da cidade,suas lições de amor e de simplicidade! Criança que brinca, corre, pula e gritamostra ao mundo, como se deve vivercada momento, feliz, como quem acreditaem um mundo melhor que ainda vai haver! Você é como uma raio de luza iluminar os nossos caminhos, assemelhando-se ao Menino Jesus, encanta-nos com todo teu carinho! Você é a criança,que um dia vai crescer!É a promessa,que vai se realizar!É a esperançada humanidade se entender!É a realidadeque o adulto precisa ver...e também aprender a ser...
(Autor desconhecido)
Fonte: http://www.mensagensnaweb.com/mensagens_dia_crianca.htm

Os jogos são criados com a dupla finalidade: entretenimento e aquisição de conhecimento. Através dos jogos, a criança aprende a agir, adquire iniciativa e autoconfiança, desenvolve a linguagem, o pensamento e a concentração. Sua ação lúdica proporciona prazer, estímulo e interação.

Educação Infantil:

2º Opção: (CD's arcervo laboratório):

Zig-Zag (Computador) - 1º ano
Caçadas de Pedrinho - 2º ano
Criar e Recriar - 3º ano
Cinderela – 4º ano
Aritmética da Emília – 5º ano

“O jogo em seu sentido integral, o mais eficiente meio estimulador das inteligências" (Antunes,200).

O interesse pelos jogos é uma constante entre os alunos. É possível observar o desempenho, prazer e a dedicação dos alunos, ao realizarem estas atividades de aprendizagem que são lúdicas e divertidas.

Parabéns, queridos alunos, por tornarem nossos dias um constante aprendizado!

15 de OUTUBRO - Dia do Professor

Mural na escola:

Outubro é o mês das crianças
O mês dos professores
O mês das pessoas e "pessoinhas"
Que fazem a nossa escola
de hoje e de amanhã.
A eles a nossa homenagem.
E. M. Fernão Dias Paes
(A imagem pode ter direitos autorais)
SER MESTRE

Tarefa difícil, mas não impossível,
tarefa que pede sacrifício incrível!
Tarefa que exige abnegação,
tarefa que é feita com o coração!
Nos dias cansados, nas noites de angústia,
nas horas de fardo, de tamanha luta,
chegamos até a questionar:
Será, Deus, que vale a pena ensinar?
Mas bem lá dentro responde uma voz,
a que nos entende e fala por nós,
a voz da nossa alma, a voz do nosso eu:
- Vale sim, coragem!
Você ensinando, aprende também.
Você ensinando, faz bem a alguém,
e vai semeando nos alunos seus,
um pouco de PAZ e um tanto de Deus!

(Autor desconhecido)

Parabéns, professor, pelo seu dia!

13 outubro 2009

A Bandeira da nossa escola


Você sabia que a Bandeira da nossa escola foi criada através de um concurso?

Fique por dentro desta história... Leia!

Vivemos num mundo onde os símbolos estão presentes em toda situação. Vejam alguns exemplos:
  • Para proibir o uso de cigarros nos recintos usamos um símbolo;

  • O semáforo indica o procedimento adequado para veículos e pedestres;

  • Basta apontar o dedo indicador na boca para pedir silêncio.

Assim os símbolos vão substituindo as palavras e educando as pessoas. A bandeira é um símbolo na presença da bandeira que os representam. Pretendemos criar a nossa bandeira para nos apresentarmos nos jogos e eventos, mostrando nosso orgulho em fazermos parte desta escola.
O período de duração do concurso: Setembro a Outubro de 2003. Com a participação dos alunos da pré-escola às 8ª séries. Os professores orientadores foram as professoras de Atividades Lúdicas e a professora de Artes. A equipe julgadora foi formada pela direção, professores e funcionários. O desenvolvimento da atividade seguiu as seguintes etapas:

  1. Apresentação para os alunos das bandeiras do Brasil, Juiz de Fora e alguns times de futebol;

  2. História da Bandeira do Brasil e o que representa as suas cores;

  3. Turmas do pré-escolar e 1ª série: desenho dirigido da Bandeira do Brasil e demais turmas: desenho livre;

  4. Criação do desenho da bandeira da escola. O aluno deverá contar o que representa cada traço e cores do seu desenho caso a sua bandeira seja a escolhida;

  5. A equipe julgadora escolherá um desenho por série e no segundo julgamento apenas 03 bandeiras serão selecionadas;

  6. Dentre as bandeiras selecionadas ficará a cargo do Colegiado a escolha da bandeira vencedora;

  7. Para premiação será escolhido um trabalho por série, onde o aluno vencedor ganhará uma medalha e um CD musical escolhido pelo aluno.

Bandeira vencedora - recebeu 06 votos.


Bandeira 2ª colocada - recebeu 03 votos.


Bandeira 3ª colocada - recebeu 01 voto.