O que é o Dia da Consciência Negra?
Celebrado no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra homenageia e resgata as negras raízes do povo brasileiro.
Novembro é o mês da consciência negra, mas relações raciais e o respeito à diversidade devem ser trabalhados o ano todo na escola.
Imagem da Web.
A historicidade do povo negro no Brasil sempre foi carregada de uma imagem negativa. Por isso, não deixamos de refletir esta temática, na busca em desenvolver a construção de uma educação anti-racista.
Você sabe sobre a escravidão no Brasil? Faça o teste!
O reconhecimento do outro na diferença é algo que continuamente o indivíduo vai se formando sua identidade. Neste sentido, educar numa perspectiva de se reconhecer as diferenças como algo a ser valorizado, é uma proposta desafiadora e indispensável para uma sociedade que gradualmente vai se diversificando pelos processos de globalização.
Abordar o tema em sala de aula de maneira natural, por meio de brincadeiras, leitura e música é uma boa dica para aprender a resolver os conflitos e combater os preconceitos.
As atividades propostas tendem levar ao aluno à valorização do ser humano e ao respeito às diferenças, ajudando-o na reflexão, quanto às semelhanças, diferenças étnicas e sociais e relações familiares.
Educação Infantil e Ensino Fundamental (séries iniciais) 1º e 2º ano:
Livro: Menina Bonita do laço de fita - Ana Maria Machado - Leia aqui!
Imagem da Web.
Fonte: Youtube
Atividades relacionadas: Por que o coelho gostava tanto da cor da menina?
Educação Infantil:
Desenhar em sala de aula (em folha de papel) sobre a história. Veja:
Ilustrações do 1º período:
Ilustrações do 2º período:
Ensino Fundamental (séries iniciais):
1º ano: Ilustração da menina Bonita e do seu amigo coelho utilizando os aplicativos do KolourPaint.
Turma 101:
2º ano: Ilustração da parte da história que mais gostou utilizando os aplicativos do KolourPaint.
Turma 201:
Turma 202:
Ensino Fundamental (séries iniciais) 3º, 4º e 5º ano:
Atividades relacionadas: Por que o coelho gostava tanto da cor da menina?
Imagem: arquivo da escola
Educação Infantil:
Desenhar em sala de aula (em folha de papel) sobre a história. Veja:
Imagens: arquivo da escola
Ilustrações do 1º período:
Imagens: arquivo da escola
Ilustrações do 2º período:
Imagens: arquivo da escola
Ensino Fundamental (séries iniciais):
1º ano: Ilustração da menina Bonita e do seu amigo coelho utilizando os aplicativos do KolourPaint.
Turma 101:
Imagens: arquivo da escola
Turma 102:
Imagens: arquivo da escola
2º ano: Ilustração da parte da história que mais gostou utilizando os aplicativos do KolourPaint.
Turma 201:
Imagens: arquivo da escola
Turma 202:
Imagens: arquivo da escola
Ensino Fundamental (séries iniciais) 3º, 4º e 5º ano:
Livro: O cabelo de Lelê - Valéria Belém - Leia aqui!
Imagem da Web.
Fonte: Youtube
Atividades relacionadas:
Imagem: arquivo da escola
3º ano: Qual a magia que você vê na sua história?
Ilustrar o cabelo negro utilizando os aplicativos do KolourPaint:
"Depois do Atlântico, a África chama
E conta uma trama de sonhos e medos
De guerras e vidas e mortes no enredo
Também de amor no enrolado cabelo
E conta uma trama de sonhos e medos
De guerras e vidas e mortes no enredo
Também de amor no enrolado cabelo
Puxado, armado, crescido, enfeitado
Torcido, virado, batido, rodado
São tantos cabelos, tão lindos, tão belos!"
Torcido, virado, batido, rodado
São tantos cabelos, tão lindos, tão belos!"
(Da autora do livro)
Turma 301:
Imagens: arquivo da escola
Turma 302: Foi muito show a aula da turma. Os alunos debateram o tema e criaram a seguinte frase:
Imagens: arquivo da escola
4º ano: Qual foi a mensagem mais importante para você?
Digitar no editor de texto o que entendeu da história e criar um cabelo para Lelê utilizando os aplicativos do KolourPaint.
Turma 402:
Imagens: arquivo da escola
Turma 403:
Imagens: arquivo da escola
5º ano: Digitar 3 coisas que você vê na vida que você gosta e 3 coisas que não gosta e criar um cabelo para Lelê utilizando os aplicativos do KolourPaint.
Turma 501:
Imagens: arquivo da escola
Turma 502:
Imagens: arquivo da escola
Turma 503:
Imagens: arquivo da escola
Ensino Fundamental (séries finais) 6º ao 9º ano:
Assista ao vídeo:
Fonte: Youtube
Livro: Pretinho, meu boneco querido - Maria Cristina Furtado - Leia aqui!
Imagem da Web.
Saiba mais sobre a autora aqui!
Assista ao vídeo:
Atividades relacionadas: Vamos refletir...
Imagem: arquivo da escola
a) Qual foi o seu brinquedo preferido na infância?
b) Qual é a sua opinião sobre a atitude de Nininha em relação a Pretinho?c) Você acha que é a cor da pessoa que faz diferença na amizade? Por quê?
6º ano: Ilustrar a parte da história que mais gostou utilizando os aplicativos do KolourPaint.
Turma 602:
Imagens: arquivo da escola
Turma 603:
Imagens: arquivo da escola
Turma 604:
Imagens: arquivo da escola
7º ano: Criar no TuxPaint uma mistura de cores com efeito (ferramenta "Mágicas") para representar a boa convivência entre os pessoas.
Da autora do livro:
"Branco, preto e amarelo,
todas as cores são iguais.
Vermelho, azul, e violeta,
nenhuma é a melhor!
Quando vamos desenhar e colorir,
todas são muito importantes.
Primeiro o preto pra fazer o desenho,
depois vêm as demais.
Quando o Grande Criador fez o Universo...
Não esqueceu de nenhuma.
Todas na importância são iguais.
Nenhuma é a melhor!"
Turma 701:
Turma 702:
Turma 703:
Antes:
Depois:
Imagens: arquivo da escola
Turma 702:
Antes:
Depois:
Imagens: arquivo da escola
Turma 703:
Antes:
Depois:
Imagens: arquivo da escola
Produto Final: Assista ao vídeo:
8º ano: Desenhar "Pretinho, o seu boneco querido" utilizando os aplicativos do KolourPaint.
Assim:
Imagem: arquivo da escola
Turma 801:
Imagens: arquivo da escola
Turma 802:
Imagens: arquivo da escola
Turma 803:
Imagens: arquivo da escola
9º ano: Digitar no Xoujornal sobre o que entendeu da história.
Imagens: arquivo da escola
Textos dos alunos:
Imagens: arquivo da escola
Querida Vera,
fiquei encantada com o trabalho que vocês realizaram!
Parabéns a você, e a todos que participaram destes vídeos e atividades em geral.
Parabéns a você, e a todos que participaram destes vídeos e atividades em geral.
11 turmas, sem dúvida, foi um trabalho grandioso!!!
Que bom que você compartilhou comigo!!! Adorei!
A criatividade, o cuidado, o zelo e o carinho com que os trabalhos foram feitos, encheram o meu coração de alegria!!!
Obrigada!
Um grande beijo para as todos os professores, para cada aluno desta escola, e um especial para você!
Deus os abençoe! MCristinaFurtado
EJA - turma multiseriada:
Livro - Canção dos Povos Africanos - Fernando Paixão
Imagem da Web.
Atividade: Digitar e ilustrar utilizando os aplicativos do TuxPaint a canção que mais marcou a sua infância ou a sua vida.
"O que tanto nos fascina
Vendo esta comunidade
É o respeito que se tem
Pela sua liberdade
Cada um tem a canção
como sua identidade." (Estrofe do livro)
Imagens: arquivo da escola
Texto e ilustração:
Texto 1 - Ana Maria
O cara que
pensa em você toda hora
que conta
os segundos se você demora
que está
todo o tempo
querendo
te ver porque já não sabe ficar sem você
e no meio
da noite te chama pra
dizer que
te Ama:
Esse cara
sou Eu...
Texto 2 - Joana
Não sei
dizer o que mudou
Mas nada
esta igual
Borboletas
sempre voltam
E o seu
jardim sou eu...
Texto 3 - Juraci
Lá vai
uma chalana
Bem longe
se vai
Navegando
no remanso
Do rio
Paraguai
Ah!
Chalana sem querer
Tu
aumentas minha dor...
Imagens: arquivo da escola
Confira o produto final desta atividade:
Sugestões de Atividades para impressão:
Imagens da web.
Outras atividades:
Turma 401: TuxMath - fixação dos fatos fundamentais da multiplicação e divisão
Turma 601: Fração - LE -Matemática
Turmas 601 e 602: Editor de texto - Digitação do texto sobre Bullying
Imagem: arquivo da escola
Imagem da Web.
Textos da turma 601:
NOME :Barbara Kathlyn e
Matheus Camilo TURMA:601 28/11/2013
O
BULLYNG NA ESCOLA: PRECONCEITO FÍSICO
É um
preconceito em relação as diferenças físicas como: altura, peso,
cor, religião e cabelo.
Esse
preconceito afeta as vítimas de tal forma fazendo com que enxerguem
só seus “defeitos”. Geralmente, as pessoas que praticam
bullying, sentem a necessidade de machucar e oprimir a vítima.
As
pessoas que praticam na verdade o bullying precisam da ajuda de um
psicólogo.
Vamos
evitar a prática o bullying, é crime!
**********************************************************************************
Larissa Ferreira Amaral
e Ícaro Dias Rodrigues
601 28/11/2013
BULLYING
NA ESCOLA: AGRESSÃO FÍSICA
Joãozinho
tinha língua presa e morava no interior.
Quando se
mudou para cidade teve um grande problema na escola.
Na escola
os meninos brincavam de “bucha”, uma brincadeira que a cada
palavra errada era motivo de agressão física.
Quando em
casa, falava com sua mãe que tinha caído.
Cansado
de sofrer calado resolveu contar para seu avô que contou para os
pais de Joãozinho.
Eles
conversaram com a direção da escola que tomou providência.
Esses
meninos nunca mais brincaram de “bucha”, pois levaram suspensão
e um corretivo de seus pais.
**********************************************************************************
Nome: Débora e Geovana
Turma 601 Data: 28/11/2013
Bullying
na escola: Bullying Regional
O
bullying regional são deboches contra o sotaque de uma pessoa
constantemente nas escolas.
As
pessoas que sofrem este tipo de bullying ficam triste não têm
vontade de brincar, de comer,
sair do
quarto, até querem sair dessa escola.
Edna é
uma das milhares de crianças que sofrem bullying regional na
escola.
Quando
isso acontece, as vítimas de bullying devem avisar aos seus pais ou
responsáveis porque eles podem ajudar a resolver esse problema.
**********************************************************************************
Textos da turma 602:
Andrezza e
Kathrein 602 18/11/2013
O
bullying na escola: maledicência e fofocas
Era uma
vez uma menina que se chamava Verônica. Ela era uma menina graciosa
de olhos verdes e cabelos cacheados.
Pena que
a beleza da menina tenha atraído tanta inveja! Samara e Ana
começaram a espalhar mentiras para as colegas de classe .Ela não
toma banho!
E assim
todos foram se afastando dela. Até a melhor amiga de verônica já
não fazia questão de sua companhia dias foram passando e cada vez
mais crianças implicavam com a menina Ela só andava triste.
Verônica
não queria ir mais a escola, e como não estava aguentando mais, e
contou para seus pais que foram conversar com diretora para
esclarecer a situação com os alunos.
Aqueles
que estavam implicando com Verônica, ficaram envergonhados e
desmentiram tudo o que tinham falado.
Assim,
Verônica voltou a brincar com os alunos da classe..
**********************************************************************************
Letícia e Samuel –
602 18/11/2013
Bullying
na escola: Agressão Física
Raul
sofria de Bullying por causa do seu sobrenome Leite . E seus amigos
batiam-no por ele ser meio bobo.
Raul
chegava em casa todo machucado e não contava nada a seus pais. Suas
notas estava caindo.
Um dia
ele resolveu contar para seus pais . Eles foram conversa com a
diretora que suspendeu os meninos.
Os
colegas pediram desculpas para o Raul, e todos ficaram seus amigos.
**********************************************************************************
Gabrielle Lais 602
18/11/2013
BULLYING
NA ESCOLA: LIVRE PARA SEGUIR A SUA CRENÇA
Era uma
vez uma menina chamada Carla.
Ela
pertenciaa uma família Arábia. Lá nesse país eles usavam roupas
estranhas como turbantes e se vestiam como mulçumano.
A sua
família veio para o Brasil. Seu pai e sua mãe colocaram ela numa
escola chamada Moranguinho. Quando chegou na sala a professora a
apresentou-a para os colegas.
Todo
mundo achou Carla muito estranha...
No
recreio só duas meninas foram conversar com ela. As outras meninas
até ameaçaram de batere e fazer muitas sacanagens.
Para as
meninas não sofrerem nada todas as duas se afastaram-se del Carla.
Ela ficou muito tiste que nem conseguia comer e suas notas não iam
muito boa na escola.
Carla
contou para os seus pais o que estava acontecendo. Eles foram na
elscola e conversaram com a diretora e com a professora.
Depois
disso, todas as crianças que ficavam a zoando foram punidos e os
outros viraram todos os seus amigos.
**********************************************************************************
Turmas 901 e 902: Atividades de Português e Matemática na plataforma Moodle - AVA
Este trabalho também foi apresentado em sala de aula no dia 27/11/2013.
Imagem: arquivo da escola
Exemplo de paródia de um dos grupos:
Música: Sabor de Chocolate - Naldo
Música: Sabor de Chocolate - Naldo
Cálculo
ou raiz quadrada pra mim tanto faz
Gosto
quando junta tudo e cada vez eu quero mais
Cada
vez eu quero mais
Inteiros
ou negativos pra mim tanto faz
Junto
os naturais, inteiros e ai os racionais
E
os racionais
Pi,3,14
pra ficar maneiro estudo a conta e vou pro cálculo
Cálculo
ensina, calculo ensina, cálculo ensina , ensina
Ensina,ensina
Eu
não to de brincadeira, eu jogo tudo, eu pego firme pra valer
Chego
cheio de vontade ,eu quero ouvir pra aprender e
Eu
estudo , sonho á noite, vou com tudo , vai que vai.
Tem sabor de
chocolate as contas que agente faz.
Cuca
quente, to cansado, vem explicar , vou aprender,
Eu to cheio de
vontade, só o cálculo já me faz enlouquecer
Já
me faz enlouquecer
Cálculo
ou raiz quadrada pra mim tanto faz
Gosto
quando junta tudo e cada vez eu quero mais
Cada
vez eu quero mais
Inteiros
ou negativos pra mim tanto faz
Junto
os naturais, inteiros e ai os racionais
E
os racionais
Pi,3,14
pra ficar maneiro estudo a conta e vou pro cálculo
Cálculo
ensina, calculo ensina, cálculo ensina , ensina
Ensina,ensina
Eu
não to de brincadeira, eu jogo tudo, eu pego firme pra valer
Chego
cheio de vontade ,eu quero ouvir pra aprender e
Eu
estudo , sonho á noite, vou com tudo , vai que vai.
Tem sabor de
chocolate as contas que agente faz.
Cuca
quente, to cansado ,vem explicar , vou aprender,
Eu to cheio de
vontade, só o cálculo já me faz enlouquecer
Já
me faz enlouquecer
Cálculo
ou raiz quadrada pra mim tanto faz
Gosto
quando junta tudo e cada vez eu quero mais
Cada
vez eu quero mais
Inteiros
ou negativos pra mim tanto faz
Junto
os naturais, inteiros e ai os racionais
E
os racionais
Pi,3,14
pra ficar maneiro estudo a conta e vou pro cálculo
Foi bastante significativo o trabalho. Parabéns!