23 outubro 2009

E por falar em arte!

A Secretaria de Educação realiza a I Mostra Estudantil de Arte.

"A arte é a assinatura da civilização".


Beverly Stills

(A imagem pode ter direitos autorais)

Abertura 22/10 às 14 horas no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas. Na exposição de trabalhos dos alunos, belas obras!

São 30 escolas participantes com apresentações artísitcas que envolvem a música, o teatro, a contação de história, artes visuais e artesanato.

Valorizando a autoria e promeovendo a interação do aluno com o mundo artísico está é uma grande iniciativa.

O Coral da nossa escola se apresentará no dia 26/10 às 14 horas no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas. Você está convidado. Não deixe de visitar a exposição!

Imagem Visual: Do logotipo ao marketing

Propaganda e Publicidade


O uso da propaganda, é sem dúvida, o caminho certo em direção ao sucesso de um produto. É o primeiro passo, mas deve ser acompanhada de qualidade para permanecer na mente do consumidor por bastante tempo. Geralmente, são colocadas em pontos estratégicos para que haja a fixação e o seu reconhecimento. Esta visualização atinge toda massa da população, daí o poder das cores e dos símbolos.

A criação de um logotipo para um produto ou para uma empresa faz com que haja assimiliação do produto com a necessidade de consumo. Logotipo significa um grupo de letras em um só tipo, formando uma sigla ou palavra usualmente representativa de marca comercial ou de fabricação. Isso permite que a empresa se torne mundialmente conhecida.

Existem vários tipos de propaganda:


  • Informativa: traz informação social, de prevenção contra doenças, drogas, epidemias, campanhas de vacinação, etc.

  • Consumo: apresenta o produto para o consumo. Caratér comercial.

  • Política: apresenta o trabalhos dos governantes, como por exemplo, o horário político.

  • Social: apresenta os problemas sociais, como por exemplo, o menor abandonado.

Esta foi a proposta de trabalho, da professora Deborah, Artes, para os alunos das turmas 801, 802 e 803 do 8º ano do Ensino Fundamental:

  1. Pense em uma empresa da cidade. Lembre em qual o local você viu a sua propaganda. Transporte essa lembrança para o papel e refaça esta propaganda. Você poderá alterar o aspecto que considerar negativo.

  2. Crie um logotipo para uma empresa ou para um produto. Pode ser usado apenas palavras ou símbolo.

  3. Responda com as suas palavras: Explique qual a diferença entre produto e marca utilizando como exemplo, um produto conhecido na cidade.

  4. Faça o desenho para a campanha publicitária de produto. Pode ser perfume, alimento, utencílio doméstico ou outro a sua escolha.

  5. Seguindo o roteiro comentado em sala de aula crie uma campanha publicitaria que atenderá um cliente que deseja lançar o seu produto no mercado.

O resultado dos trabalhos está em exposição no mural da escola. Atividade realizada com sucesso. Parabéns!