12 novembro 2009

Atividades sobre "Consciência Negra"

As aulas no Laboratório de Informática durante o mês de Novembro planejadas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental seguem o roteiro abaixo para uma "Reflexão sobre a situação dos afrodescendentes na sociedade brasileira contemporânea".

I. Apresentação dos vídeos:

1- Consciência Negra – 03:54’ para as turmas da Educação Infantil e 1º ano do EF.

2- Consciência Negra 2008 – 08:24’para as turmas do 2º ao 5º ano do EF.

Fonte: youtube (Preservação dos respectivos autores)


Após a apresentação de cada vídeo conversa com os alunos. Considerações sobre a valorização da pessoa humana independente de raça. Ressaltar que o negro tem o seu valor deve ser respeitado por todos cabendo ao próprio negro se aceitar em condição de igualdade social.


II. Apresentação em Power Point sobre o tema:


III. Atividades Complementares:

Ilustração: Paint: Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental.
Criação de frases sobre o tema: Digitação no editor de texto: 2º e 3º ano do Ensino Fundamental.
Produção de pequenos textos ou mensagens sobre a questão racial: 4º (acróstico da palavra NEGRO) e 5º ano do Ensino Fundamental.

MÚSICA: A mão da limpeza - Composição: Gilberto Gil
O branco inventou que o negroQuando não suja na entradaVai sujar na saída, êImagina sóVai sujar na saída, êImagina sóQue mentira danada, ê
Na verdade a mão escravaPassava a vida limpandoO que o branco sujava, êImagina sóO que o branco sujava, êImagina sóO que o negro penava, ê
Mesmo depois de abolida a escravidãoNegra é a mão De quem faz a limpezaLavando a roupa encardida, esfregando o chãoNegra é a mãoÉ a mão da pureza
Negra é a vida consumida ao pé do fogãoNegra é a mão Nos preparando a mesaLimpando as manchas do mundo com água e sabãoNegra é a mão De imaculada nobreza
Na verdade a mão escravaPassava a vida limpandoO que o branco sujava, êImagina sóO que o branco sujava, êImagina sóEta branco sujão
FONTE: http://letras.terra.com.br/gilberto-gil/574045/ Agora, assista o vídeo!


IV. Culminância:

Valorizando a autoria do aluno os trabalhos serão expostos através de um mural na escola com os tópicos da atividade completar: desenho, frase e texto. (Serão escolhidos e impressos 02 trabalhos que contemplem o registro de cada uma das 17 turmas envolvidas). Como mostra o cartaz no início desta postagem.

DIREITOS E DEVERES DA CRIANÇA

A professora Darci, da turma 502 do 5º ano do Ensino Fundamental, desenvolveu com seus alunos uma atividade baseada no ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente sobre os direitos e deveres da criança. Cada aluno deveria ilustrar os itens segundo a sua interpretação. O resultado
ficou muito legal. PARABÉNS! Veja: