03 setembro 2012

TIC na Educação - módulo avançado

No 4º encontro  a proposta de trabalho é rever os aplicativos da ferramenta Impress na possibilidade pedagógica. Para tal, cada aluna professora irá produzir uma apresentação de slides conforme o seu contexto pedagógico utilizando texto, imagens, links e outros recursos na cosntrução do seu material enfatizando a maneira que o aluno possa interagir com o conteúdo apresentado, ou seja, valorizando as especificidades do seu público-alvo.

As sugestões para leitura são:

Apostila “Linux Educacional” item 3.3 Impress (Apresentação) – página 20 a 26

Assistir aos vídeos:
Impress- BrOffice 4: 49 min
Vídeo aula 1:  6: 54 min
Vídeo aula 2:  6: 10 min
Como colocar áudio no Impress 3.0: 1: 28 min
HQ no Linux  4:07 min
Fontes: Youtube

As sugestões para o trabalho são:

1. Memorial Ilustrado
2. Fotonovela (HQ)
3. Depoimento
3. Contéudo Temático



Alunas professoras em ação:

 
 
Imagens: arquivo da escola

Veja algumas atividades. Parabéns professoras!

Atividade Impress - Mariléia - O que é felicidade?

Este material produzido pela aluna professora Mariléia foi aplicado com os alunos da turma 802 no mês de outubro. O produto final trata-se de produção de texto com ilustrações utilizando os aplicativos do XouJornal conforme o registro abaixo para descrever:  " Felicidade é ter..."

Imagem: arquivo da escola

Veja mais sobre esta atividade clicando aqui!  (Aulas de Informática- Outubro)

Atividade Impress - Valéria - Documentário sobre Juiz de Fora

Atividade Impress - Mary - Egito

Atividade Impress - Ana Paula - Qual a diferença entre Web 1.0; 2.0 e 3.0? - Teclas para Aprender

Atividade Impress - Roma - África e Brasil

Atividade Impress - Fabiana - Mascotes dos Times de Futebol Brasileiros

Atividade Impress - Esmênia - Tangran
(Os demais materiais ainda serão publicados)

Vamos em frente!

Aulas de Informática - Mês de Setembro

Turmas 901 e 902 - Projeto Eleições - Confira!

Para a eleição simulada apresentamos os candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito:

Chapa 1: Augusto César (901) e Lucas Cabral (902)
Chapa 2: Natália (902) e Andressa (901)

Hoje, dia 10/09, na Sala de Informática os alunos candidatos realizaram pesquisa na Web e com o auxílio do editor de texto e do KolourPaint produziram material para campanha eleitoral:




Imagens: arquivo da escola

Veja a proposta de governo de cada chapa, slogan e logotipo de camapanha:



Natália: Prefeita e Andressa: Vice-Prefeita


Augusto César: Prefeito e Lucas Cabral: Vice-Prefeito

Imagens: arquivo da escola


Na quarta-feira, dia 12/09 em Sala de Aula às 7:50 horas os candidatos estarão reunidos com os demais colegas e professores para a apresentação da proposta de governo e defesa da chapa.





A apresentação do plano de governo das chapas foi muito bacana. Parabéns!




Imagens: arquivo da escola

Na sexta-feira, dia 14/09 às 9: 00 horas estaremos recebendo a visita da Vilma, representante da Justiça Eleitoral - Cartório de Juiz de Fora da 154ª Zona Eleitoral para uma palestra com os alunos da turma 901 e 902 sobre o processo eleitoral e para a realização da eleição simulada utilizando a urna eletrônica.

A palestra e a eleição simulada foram momentos de grande aprendizagem e participação. Uma verdadeira aula de cidadania e democracia. Parabéns!


Imagens: arquivo da escola
Aproveitamos para agradecemos a Vilma, a Madalena e ao Jackson do Cartório Eleitoral de Juiz e Fora (154º zona eleitoral) pelo carinho, pela disponibilidade e pela oportunidade de vivenciarmos o processo eleitoral na escola com tamanha realidade. Foi um show! Nosso muito obrigado!

Veja o resultado!

Acompanhe na linha de tempo as eleições no Brasil:



Imagem: arquivo da escola


Educação Infantil - 1º período - turno da Manhã

Na aula do dia 03/09 os alunos utilizaram os aplicativos do Homem-batata com muita criatividade para produzir cenários. Muito legal! A informática no processo de alfabetização para desenvolver capacidades, conhecimentos, atitudes e habilidades viso-motora.
A turma da Professora Gilsilene explorou o Vale dos Trens. Confira:


Produto Final:
A turma da Professora Taisy explorou o Pizzaria. Confira:

 
Produto Final:
Imagens: arquivo da escola

Educação Infantil - 2º período - turno da Tarde
Os alunos do 2º período das professoras Helaine e Inesita também utilizaram os aplicativos do Homem-batata com muita criatividade para produzir personagens diversos. Muito legal! A informática no processo de alfabetização para desenvolver capacidades, conhecimentos, atitudes e habilidades viso-motora. Confira:
 
 
 
Produtos Finais:





Imagens: arquivo da escola

Ensino Fundamental - Turno da Tarde

Os alunos do 2º ano das professoras Dani e Mariana utilizaram os aplicativos do KolourPaint para a ilustração da bandeira do Brasil em comemoração ao Dia 7 de setembro – Dia da Independência do Brasil com a produção de uma frase sobre o tema em estudo.




Produto Final:
 
 
 
 
Imagens: arquivo da escola

Os alunos do 1º ano da professora Cristiane utilizaram os aplicativos do TuxPaint para a produção textual de imagens e palavras. A atividade proposta visa reconhecer as unidades fonológicas; dominar as relações entre grafemas e fonemas e compreender a categorização gráfica e funcional das letras do alfabeto. Veja:

Imagens: arquivo da escola
As imagens do Produto Final ainda serão publicadas.

Os alunos do 1º ano da professora Gil utilizaram os aplicativos do TuxPaint para a produção textual de imagens e palavras relacionadas a história de "João e Maria" que estão estudando em sala de aula. A atividade proposta visa reconhecer as unidades fonológicas; dominar as relações entre grafemas e fonemas e compreender a categorização gráfica e funcional das letras do alfabeto.
As imagens do Produto Final ainda serão publicadas.




Veja mais publicações no post continuação!



Projeto Eleições - Sala de Informática X Sala de Leitura X Interdisciplinaridade

“A cidadania está em permanente construção.”


Imagem da Web.

Duração: Setembro/Outubro 2012

Público alvo: Alunos das turmas 901 e 902 – 9º ano do Ensino Fundamental

Envolvidos: Professores das disciplinas; Sala de informática e Sala de Leitura

Escopo:

No atual momento, os alunos estão ouvindo a respeito da eleição municipal; candidatos e programas de governos.
Aproveitando essa motivação natural a proposta é desenvolver o tema através de um projeto que leve a reflexão sobre as questões levantadas por eles, reconhecendo sempre a importância de participar efetivamente das eleições.

Tema: Eleições e cidadania

Após a eleição os candidatos eleitos pelo povo deverão governar nossa cidade para atender os anseios da população e promover o bem comum.
Por isso, queremos saber sobre o Sistema Eleitoral, partidos políticos, fraude, voto eletrônico e as propostas dos candidatos. De que maneira o horário gratuito de propaganda eleitoral interfere na decisão da escolha do candidato?
Sendo assim, é importante assistir e observar os programas de propaganda eleitoral gratuitas no rádio e na televisão.
Realizar leituras de pesquisas na Web e de outros meios locais de comunicação. Assistir a debates para analisar a divulgação das propostas dos candidatos e como reagem em situações de tensão.
Enfim, compreender qual o papel que cada candidato deverá desempenhar após eleito, conforme o cargo ocupado nos poderes: executivo e legislativo.

Você sabe o que faz:

O prefeito, o chefe do poder executivo, na esfera municipal? Leia aqui!

O vereador, representante do povo, como membro da Câmara Municipal? Leia aqui!

JUSTIFICATIVA:

A escola tem o papel de formar o cidadão e a cidadania. Assim, assume um significado pleno no contexto democrático.
Com a proximidade das eleições municipais, faz-se necessário um estudo relacionado ao tema, visto que nossos alunos, bem como suas famílias precisam de informações referentes à valorização do voto.
Por meio do estudo e discussão do tema, a Escola Municipal Fernão Dias Paes, propõe aprofundar os conhecimentos acerca da importância do voto de forma crítica e consciente fazendo uso das tecnologias e enfatizar que a verdadeira cidadania implica o bom uso do direito de votar. Neste sentido, reconhecer que anular ou deixar o voto em branco não é a forma consciente de exercer a cidadania.

OBJETIVO GERAL:

• Estimular de forma crítica e o conceito que os alunos têm sobre "o voto", abrindo espaço para que o aluno possa manifestar-se, buscando assim formar cidadãos plenos e capazes de interferir criticamente na realidade para transformá-la.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Oportunizar o estudo do tema de maneira interdisciplinar;
• Conscientizar os alunos em relação à importância do voto;
• Debater assuntos como emprego, casa própria, saúde pública, segurança e moradia;
• Analisar as propostas dos candidatos;
• Instigar o senso crítico e participativo do cidadão.

METODOLOGIA/PROCEDIMENTOS:

- Participar de debates e discussões sobre o tema em sala de aula.
- Utilizar a Sala de Informática para pesquisa na Web e outras leituras e/ou atividades relacionadas. (Pesquisa, construção e análise de gráficos)
- Utilizar a Sala de Leitura para outras pesquisas.
- Mostra da linha do tempo da história das eleições no Brasil (Sala de Informática e Sala de Leitura)
Fonte: Câmara dos Deputados
- Criar grupos com representação política para o cargo de prefeito e vice-prefeito definindo nome fictício, sigla e símbolos dos partidos. A representação será simbolizada por figuras geométricas.
- Produzir textos. (Proposta dos candidatos)
- Momento de campanha dos candidatos para defesa de seus programas de governo.
- Confecção do Título Eleitoral com participação da Sala de Leitura.

 
Modelo da Web.

- Palestra com funcionário do Cartório Eleitoral de Juiz de Fora (TSE) que realizará em 14 de setembro às 08h30min na escola com o voto simulado. (Simular uma eleição com candidatos fictícios utilizando a urna eletrônica TSE).

Imagem da Web.
- Apuração dos votos.
- Divulgação dos Resultados.

RECURSOS:

Computadores/Internet/Softwares/Impressora/Urna eletrônica
Revistas e jornais
Material para confecção dos títulos e/ou material para campanha
Divulgação disponível na Web:  Blog da Escola e Facebook.

AVALIAÇÃO:

Através de um acompanhamento nos grupos e individualmente verificando se houve busca de informações e registro coerente para a produção dos trabalhos.
Observar o uso da linguagem oral e escrita.
Se houve colaboração individual com o grupo.
Observação da postura do aluno frente às situações do cotidiano que envolve atitudes de respeito, compreensão e solidariedade.

CULMINÂNCIA DO PROJETO:

Efetivação da eleição, com a participação dos alunos e professores envolvidos.
“Posse “do candidato e discurso proferido pelo mesmo!

Formulário de Votação online com os nomes dos candidatos a Prefeitura de Juiz de Fora – Simulação
Participe!
Observação:

O projeto poderá ser desenvolvido com alunos de outras turmas do Ensino Fundamental e EJA realizando a simulação da eleição com cédulas de papel e também pela votação simulada online.


Mediação:
Professoras Vera Moreira e Rita Fóffano

Acompanhe o desenvolvimento do projeto aqui!

Resultado da enquete do Mês de Agosto

Imagem da Web.

Você tem horário de estudos diário?

Dos 7 participantes, verificamos o seguinte resultado:

57% Sim
42% Não

Agradecemos a sua participação.