Visando alcançar os OBJETIVOS propostos, tais como:
- Atender os objetivos pedagógicos conforme cada nível de ensino.
- Promover a autoria explorando a criatividade e as habilidades dos alunos incentivando a produção textual.
- Proporcionar o desenvolvimento de atividades envolvendo diversos gêneros textuais.
- Incentivar a prática de leitura e escrita promovendo o pensar crítico e criativo.
- Ampliar as formas de comunicação pessoal e coletiva.
- Proporcionar ao aluno maior contato com o ambiente computacional e com a linguagem audiovisual.
- Planejar atividades de maneira interdisciplinar visando atender as necessidades do aluno e procurando amenizar as dificuldades de aprendizagem.
- Valorizar a autoria publicando no Blog da escola algumas das atividades pedagógicas produzidas pelo aluno.
O atendimento realizado na Sala de Informática com os alunos das turmas da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental durante o mês de Março compreende as seguintes atividades. Observe a sequencia:
NÍVEL DE ENSINO - TURMA/ANO - TEMA - ATIVIDADE
Educação Infantil - 1º Período - Partes do Computador e Símbolos
Bate papo e Atividades utilizando Apresentação em PowerPoint.
2º Período - Símbolos/ cores e formas geométricas
Atividades utilizando Apresentação em PowerPoint o Jogo Seqüência Geométrica.
Ensino Fundamental -1º ano - EU
Excel: Digitar o nome. Atividade impressa para o aluno produzir o seu retrato. Paralelo entre suas características físicas e o de uma criança indígena.
2º ano - NÓS
Necessidade de viver em sociedade: respeito às qualidades e diferenças. Paralelo entre suas características físicas e as características do povo indígena. PAINT: Ilustração: você o seu colega (cada aluno deve desenhar o outro).
3º ano - TURMA
“Tribos”: cada grupo tem o seu jeito de ser e de viver. Paralelo entre as atividades da turma da escola, da turma de amigos e da tribo indígena. PAINT: Ilustrar quem faz parte da sua turma. Impressão e mural na sala.
4º ano - ESCOLA
Ambiente: físico e de convivência. Respeito aos bens públicos e ao serviço dos funcionários. Conscientização de conservação e limpeza. Paralelo entre as características das escolas do povo indígena. Atividade de digitação: Word. Minha escola é assim:
5º ano - DIVERSIDADE
Livro Virtual: Tudo bem ser diferente – Todd Parr. Word: Atividade: Completar o quadro das características em grupo de três alunos. Impressão: Mural na sala de aula.
OBSERVAÇÃO: Todos os temas estão relacionados com a cultura indígena e afro-brasileira. (Com apresentação de imagens para visualização).
O atendimento aos alunos das turmas das séries finais do Ensino Fundamental é planejado com o professor da disciplina conforme a necessidade:
Turma 601: Educação Física: pesquisa orientada com apresentação em PowerPoint sobre o atletismo. Projeto de Aprendizagem: TECNOLOGIA X EDUCAÇÃO FÍSICA.
Turmas 601, 602 e 603: Português: Conto: “Chapeuzinho Amarelo”, ebook. Digitação da produção textual através dos aplicativos do Word.
Turmas 601, 602 e 603: História: Portal do Professor (SEE/MG): visualização de tópicos inerentes ao conteúdo estudado com auxílio do Data Show.
Agora é só aguardar a publicação das atividades dos alunos. Em breve!