PCN – Arte – Vol. 6 p.36
· Valorizar a arte brasileira e local ampliando o contato do aluno com as obras artísticas estudadas e com a arte em geral.
· Levar o aluno a reconhecer a importância da arte como fator histórico-sócio-cultural na sociedade brasileira.
· Explorar as obras de maneira que o aluno possa reconhecer as características e peculiaridades do artista.
· Desmistificar o desenho e arte como distante de cada pessoa permitindo descobrir que não precisa apenas ser perfeito para ser belo.
· Enfatizar que através da arte é possível retratar os problemas, os sonhos e a realidade de um povo ou de uma época.
· Possibilitar a construção da identidade e da cidadania.
Conhecer o projeto de aprendizagem: Conhecendo arte, também sou artista. Também: Conhecendo arte, também sou artista II: Cultura indígena (Apresentações em Power Point que será exibido com auxílio do Data Show.)
Observar os nomes dos artistas sugeridos que será estudado pela turma.
Conhecer a biografia do artista escolhido e explorar as suas obras. (Apresentação em Power Point conforme cada nível de ensino).
Aplicação da atividade complementar relacionada será feita pela professora regente e/ou pela professora de Atividades Lúdicas.
Montagem de murais para exposição dos trabalhos.
Veja o roteiro das atividades que serão desenvolvidas durante o meses de Abril, Maio e Junho:
Gato - Gustavo Rosa
2º Período: Gustavo Rosa
Atividade: Impressão de algumas imagens da sua obra para colorir.
Casa Vermelha - Alfredo Volpi
1º ano: Volpi
Livro: ERA UMA VEZ TRÊS..., Ana Maria Machado – Coleção Arte para criança – Vol. I – Alfredo Volpi - Atividade: Colagem com bandeirinhas.
Sol Poente - Tarsila do Amaral
2º ano: Tarsila do Amaral
Atividade: Criação em papel em sala de aula a releitura de uma obra escolhida pelos alunos.
Atividade II: Paint: Desenhar linhas e criar formas.
Minas - Carlos Bracher
3º ano: Carlos Bracher
Vídeo: Âncoras ao Céu - Depoimento do artista sobre seus 50 anos de carreira e homenagem aos 50 anos de Brasília. Atividade: Criação em papel em sala de aula a releitura de uma obra escolhida pelos alunos.
Paraibuna - Gerson Guedes
4º ano: Gerson Guedes
Atividade: Criação em papel em sala de aula a releitura de uma obra escolhida pelos alunos.
O artista fará uma visita na escola, em data prevista em 29 de Abril para um bate papo com os alunos.
Meninos - Candido Portinari
5º ano: Portinari
Livro: Encontro com Portinari – Rosane Acedo e Cecília Aranha – SP, Ed. Formato: 2001. Coleção Encontro com a arte Brasileira. “Um grande artista nunca morre...” O que esta frase representa? Como você pode retratar nossa gente? Atividade: Criação em papel em sala de aula a releitura de uma obra escolhida pelos alunos. Atividade II: Quer brincar com as obras? Clique aqui!
Você vai gostar!
http://www.pitoresco.com.br/art_data/arte/
http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=192
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u615.jhtm
http://www.portinari.org.br/candinho/candinho/abertura.htm
http://www.pinturabrasileira.com/index1.asp
http://www.pintoresfamosos.com.br/
http://www.gustavorosa.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Bracher
http://www.tarsiladoamaral.com.br/
http://www.georgetownframeshoppe.com/
http://www.canalkids.com.br/portal/pintando/
http://www.pinturasbrasileiras.com/
http://www.artesbr.hpg.ig.com.br/Educacao/11/interna_hpg7.html
http://www.canalkids.com.br/portal/pintando/
http://www.smartkids.com.br/
http://www.ecokids.com.br/
http://www.suapesquisa.com/artesplasticasbrasil/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Artes_pl%C3%A1sticas
http://www.acessa.com/nossagente/arquivo/artistas/2007/11/23-gerson/ http://www.promusica.org.br/jornal/140/artes.htm