Folclore é uma palavra de origem inglesa cujo significado é "conhecimento popular".
O folclore é a tradição, costumes e usos populares transmitidos de geração em geração. É parte essencial da nossa cultura.
Imagem da Web.
Com o objetivo de estimular e desenvolver nos alunos a imaginação e a criatividade; desenvolver o hábito de leitura e escrita e valorizar a cultura popular que as atividades propostas visam um trabalho interdisciplinar onde envolve diversas áreas de conhecimento.
Educação Infantil:
1º e 2º períodos – Vídeo parlendas (Youtube) - KolourPaint para ilustrar e Jogos do Folcore:
Imagem: arquivo da escola
Ensino
Fundamental – séries iniciais:
Jogo: Personagens do Folcore Brasileiro - É aqui!
1º e 2º ano - CD
Folclore e vídeo parlendas:
Fonte: Youtube
3º ano - Vídeo personagens do folclore e ilustrar os personagens preferidos utilizando os aplicativos do KolourPaint:
Fonte: Youtube
4º e 5º ano - Vídeo da lenda do Lobisomem e produzir outro
final/digitação LibreOffice:
Fonte: Youtube
Ensino Fundamental – séries finais:
6º ano – parlendas: escolher/digitar e ilustrar utilizando os aplicativos KolourPaint:
Imagens da Web.
7º ano – trava-línguas: escolher/digitar e ilustrar utilizando os aplicativos KolourPaint ou TUXPaint:
Imagens da Web.
8º ano - Conto Africano: Os griots
– Produção de texto/digitação LibreOffice:
Se você fosse um “griot” ( um oficial contador de história) qual a história que iria contar?
"Depois de um bom jantar, com a lua brilhando, as pessoas de uma aldeia na África antiga podem ouvir o som de um tambor, chocalho, e uma voz que gritava: "Vamos ouvir, vamos ouvir!" Esses foram os sons do griot, o contador de histórias." Leia o conto aqui!
9º ano - A lenda do tambor africano - Produção de texto/digitação LibreOffice: para produzir outro final para a história:
Imagem da Web.
“...Ao ouvir o som do tambor a Lua pensou que o Macaquinho houvesse chegado à Terra e cortou a corda.” O que aconteceu?
Outras atividades do 9º ano:
Os alunos das turmas 901 e 902 estarão desenvolvendo atividades das disciplinas (Matemática, História, Artes e Inglês) na plataforma (AVA) conforme orientação dos respectivos professores.
Atividade da Disciplina de Matemática, professora Marileia de Paula Dias utilizando planilha eletrônica sobre o cálculo da corrida de táxi em Juiz de Fora – Função de 1º Grau. Aguarde!
Os alunos das turmas 901 e 902 estarão desenvolvendo atividades das disciplinas (Matemática, História, Artes e Inglês) na plataforma (AVA) conforme orientação dos respectivos professores.
Atividade da Disciplina de Matemática, professora Marileia de Paula Dias utilizando planilha eletrônica sobre o cálculo da corrida de táxi em Juiz de Fora – Função de 1º Grau. Aguarde!
Imagem: arquivo da escola
EJA - Turma multiseriada - Vídeo da lenda do Boto e produzir texto da lenda/digitação LibreOffice:
Fonte: Youtube
Produção de Texto: Parabéns, meninas!
Vera e Ana Célia -
05 de agosto de 2013
A lenda
do Boto
O Boto é namorador.
Ele vive nas águas do rio Amazonas.
Ele ajuda os pescadores
na pesca.
O Boto gosta de dançar
e nas festas e sempre procura um amor.
Ana e Juraci - 05 de
agosto de 2013
A lenda
do Boto
O Boto é namorador.
Ele vive nas águas do rio Amazonas.
Ele não faz mal só
ajuda os pescadores, gosta de dança, usar chapéu e sair a noite.
Joana e Miriam
5/08/2013
A lenda
do Boto
O Boto rosa namorador!
Ele é bonzinho e gosta
muito de namorar. Vive na água do rio Amazonas.
Ele gosta de cantar, de
ajudar os pescadores em suas pescas e salvar todos os que caem na
água.
Ele é um golfinho que
usa chapéu e deixa as mulheres apaixonadas.
Em sala de aula, as alunas ilustrram os seus textos:
Imagens: arquivo da escola
Parabéns, meninas!!!
Outros vídeos sugeridos sobre o tema:
Fonte: Youtube
Sugestão de mais atividades sobre o folcore em sala de aula: "Nosso Folcore"
As atividades sugeridas no artigo de Regina Mara de O Conrado têm como objetivos:
- Apresentar o que é Folclore;
- Relatar histórias, mitos, lendas, adivinhas, parlendas;
- Resgatar brincadeiras e cantigas infantis;
- Desenvolver as linguagens oral e escrita;
- Interpretar leitura por meio da contação de história, de livros e textos. Confira no link acima!
Imagens da Web:
Obra "Cuca" - Tarsila do Amaral
Obra "A sereia" - Waldomiro de Deus
Obra "Sonho" - Candido Portinari
Ilustrações dos alunos sobre o tema folclore. Parabéns a todos!
Produções de textos relacionados as atividades desenvolvidas:
Texto 1:
Ana Carolina
- 801 – 09/09/2013
Companheiro ''fiel''
David, certamente não havia pensando em algo melhor para sua vida, a não ser fazer a dos outros virar um inferno. Ao conhecer Helena fez que ela ficasse completamente encantada por tudo o que ele expressava de modo positivo, mas mal ela sabia o que ainda o aguardava.
Encantada com tudo o que ele disse aceitou sair com ele anoite para que pudessem se conhecer melhor, o homem em busca de construir uma nova família rapidamente já disse que estava apaixonado pelo jeito encantador da menina.
Companheiro ''fiel''
David, certamente não havia pensando em algo melhor para sua vida, a não ser fazer a dos outros virar um inferno. Ao conhecer Helena fez que ela ficasse completamente encantada por tudo o que ele expressava de modo positivo, mas mal ela sabia o que ainda o aguardava.
Encantada com tudo o que ele disse aceitou sair com ele anoite para que pudessem se conhecer melhor, o homem em busca de construir uma nova família rapidamente já disse que estava apaixonado pelo jeito encantador da menina.
Texto 2:
Mateus 09/0913
803
O livro
Um dia, enquanto passeava pela rua, João achou um livro.
Não era um livro qualquer, era um livro de feitiços.
Sentou no chão e começou a ler, ali mesmo, sem saber o que estava
falando e várias coisas foram acontecendo: transformou um sapo em
um buraco na estrada, transformou uma borboleta em um cão, até que
acabou se transformando em um gato.
Ele até gostou no começo, brincou de correr da borboleta
que ele tinha transformado em um cachorro, quase caiu no buraco que
era um sapo e quase foi atropelado por um carro quando decidiu ser
humano de novo.
Desde então, nuca mais mexeu nas coisas dos outros, mesmo quando
estavam perdidas.
Texto 3:
Nome:
Andressa Beatriz
Turma: 803
Data: 09/09/2013
*Se eu fosse uma contadora de história, que tipo de história eu contaria ?
Eu contaria contos, por que assim nós podemos viajar em uma história do nosso jeito, com nossos sonhos...
Aqui se faz, aqui se paga:Havia um homem muito, muito rico e cheio de empregados. Por ser muito rico ele se achava melhor que todos ao seu redor, e tratava seus empregados mais humildes como o jardineiro, a faxineira, a cozinheira, o motorista.. todos muito mal.
Ele viveu muito bem, tendo tudo do bom e do melhor, quando morreu seu anjo da guarda veio o buscar, chegando no céu ele avistou várias mansões maravilhosas, ao longo do que ele ia caminhando se passava por cada mansão uma mais linda que a outra, e então ele ia perguntando ao seu anjo:
-Essa é a minha?
O anjo então respondia:
- Não essa é a do jardineiro que você tratava mal e dizia que só servia para capinar, mas enquanto isso ele mandava seus tijolos do bem, amor, compreensão, presteza..
E assim foram com todos, a faxineira, a cozinheira, o motorista. Quando chegou em sua casa era um barraco feito de tabuas, pedaços de pau, restos de tudo. Ele ficou indignado mais o seu anjo explicou que enquanto ele não havia mandado tijolos do bem e o que restou para montar sua casa era apenas coisas ruins.
FIM
Turma: 803
Data: 09/09/2013
*Se eu fosse uma contadora de história, que tipo de história eu contaria ?
Eu contaria contos, por que assim nós podemos viajar em uma história do nosso jeito, com nossos sonhos...
Aqui se faz, aqui se paga:Havia um homem muito, muito rico e cheio de empregados. Por ser muito rico ele se achava melhor que todos ao seu redor, e tratava seus empregados mais humildes como o jardineiro, a faxineira, a cozinheira, o motorista.. todos muito mal.
Ele viveu muito bem, tendo tudo do bom e do melhor, quando morreu seu anjo da guarda veio o buscar, chegando no céu ele avistou várias mansões maravilhosas, ao longo do que ele ia caminhando se passava por cada mansão uma mais linda que a outra, e então ele ia perguntando ao seu anjo:
-Essa é a minha?
O anjo então respondia:
- Não essa é a do jardineiro que você tratava mal e dizia que só servia para capinar, mas enquanto isso ele mandava seus tijolos do bem, amor, compreensão, presteza..
E assim foram com todos, a faxineira, a cozinheira, o motorista. Quando chegou em sua casa era um barraco feito de tabuas, pedaços de pau, restos de tudo. Ele ficou indignado mais o seu anjo explicou que enquanto ele não havia mandado tijolos do bem e o que restou para montar sua casa era apenas coisas ruins.
FIM
Texto 4:
Nicolle Caroline .11
anos turma :501
Lobisomem
Mas quando estava
no meio do caminho tum...tum... Bateu a cabeça numa pedra e não
virou mais lobo .
Explicou para os
seus amigos e para as pessoas que ele encontrou. E todos viveram
felizes.
Texto 5:
NOME:Thalisson felipe
27\08\2013 Turma:501
O Lobisomem
Quando o Lobisomem
passar perto de uma igreja e o padre estiver rezando, o feitiço vai
sair do corpo do menino e ele voltará a ser um menino normal.
FIMMMMMMMMMMMMMM
Parabéns pelas produções!