03 maio 2011

Tarsila do Amaral

Nasceu em 1º de setembro de 1886 na Fazenda São Bernardo, município de Capivari, interior do Estado de São Paulo. Filha de José Estanislau do Amaral e Lydia Dias de Aguiar do Amaral. Era neta de José Estanislau do Amaral, cognominado “o milionário” em razão da imensa fortuna que acumulou abrindo fazendas no interior de São Paulo. Seu pai herdou apreciável fortuna e diversas fazendas nas quais Tarsila passou a infância e adolescência.

Em 1922 tem uma tela sua admitida no Salão Oficial dos Artistas Franceses. Nesse mesmo ano regressa ao Brasil e se integra com os intelectuais do grupo modernista. Faz parte do “grupo dos cinco” juntamente com Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti del Picchia. Nessa época começa seu namoro com o escritor Oswald de Andrade. Embora não tenha sido participante da “Semana de 22” integra-se ao Modernismo que surgia no Brasil, visto que na Europa estava fazendo estudos acadêmicos.

Após o estudo da biografia da artista em sala de aula os alunos das turmas do 2 º ano do Ensino Fundamental conheceram algumas de suas obras através da apresentação de slides - Impress (BrOffice) na Sala de Informática. Mais informações serão pesquisadas na Web Site: Tarsila do Amaral. Navegue!

(Imagem da Web. Pode ter direitos autorais.)

Releitura da obra escolhida por cada turma através de desenho. PARABÉNS!

Trabalhos dos alunos da turma 201 - professora Cristiane:

Aluno Eduardo

Aluno Felipe

Aluna Larissa

Aluna Lays

Aluno Marcelo

Aluno Wallace

e mais:


Trabalhos dos alunos da turma 203 - professora Ana Paula:

Aluna Karolyne

Aluna Larissa

Aluno Márcio

Aluna  Maryana

Aluno Matheus

Aluna Mayara
Mural:


Um comentário:

TiagoDilly disse...

A iniciativa de postar os trabalhos na internet é ótima, o interesse da criança aumenta a atividade, e a satisfação dos pais e responsáveis fica a cada ação mais concreta.
Precisavam ver a alegria da Maryana em os mostrar os trabalhos da turma...
Estou muito grato pelo que fazem por nossa Maryana.

Tiago Dilly.