“A cidadania está em permanente construção.”
Imagem da Web.
Duração: Setembro/Outubro 2012
Público alvo: Alunos das turmas 901 e 902 – 9º ano do Ensino Fundamental
Envolvidos: Professores das disciplinas; Sala de informática e Sala de Leitura
Escopo:
No atual momento, os alunos estão ouvindo a respeito da eleição municipal; candidatos e programas de governos.
Aproveitando essa motivação natural a proposta é desenvolver o tema através de um projeto que leve a reflexão sobre as questões levantadas por eles, reconhecendo sempre a importância de participar efetivamente das eleições.
Após a eleição os candidatos eleitos pelo povo deverão governar nossa cidade para atender os anseios da população e promover o bem comum.
Por isso, queremos saber sobre o Sistema Eleitoral, partidos políticos, fraude, voto eletrônico e as propostas dos candidatos. De que maneira o horário gratuito de propaganda eleitoral interfere na decisão da escolha do candidato?
Sendo assim, é importante assistir e observar os programas de propaganda eleitoral gratuitas no rádio e na televisão.
Realizar leituras de pesquisas na Web e de outros meios locais de comunicação. Assistir a debates para analisar a divulgação das propostas dos candidatos e como reagem em situações de tensão.
Enfim, compreender qual o papel que cada candidato deverá desempenhar após eleito, conforme o cargo ocupado nos poderes: executivo e legislativo.
O prefeito, o chefe do poder executivo, na esfera municipal? Leia aqui!
O vereador, representante do povo, como membro da Câmara Municipal? Leia aqui!
JUSTIFICATIVA:
A escola tem o papel de formar o cidadão e a cidadania. Assim, assume um significado pleno no contexto democrático.
Com a proximidade das eleições municipais, faz-se necessário um estudo relacionado ao tema, visto que nossos alunos, bem como suas famílias precisam de informações referentes à valorização do voto.
Por meio do estudo e discussão do tema, a Escola Municipal Fernão Dias Paes, propõe aprofundar os conhecimentos acerca da importância do voto de forma crítica e consciente fazendo uso das tecnologias e enfatizar que a verdadeira cidadania implica o bom uso do direito de votar. Neste sentido, reconhecer que anular ou deixar o voto em branco não é a forma consciente de exercer a cidadania.
OBJETIVO GERAL:
• Estimular de forma crítica e o conceito que os alunos têm sobre "o voto", abrindo espaço para que o aluno possa manifestar-se, buscando assim formar cidadãos plenos e capazes de interferir criticamente na realidade para transformá-la.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Oportunizar o estudo do tema de maneira interdisciplinar;
• Conscientizar os alunos em relação à importância do voto;
• Debater assuntos como emprego, casa própria, saúde pública, segurança e moradia;
• Analisar as propostas dos candidatos;
• Instigar o senso crítico e participativo do cidadão.
METODOLOGIA/PROCEDIMENTOS:
- Participar de debates e discussões sobre o tema em sala de aula.
- Utilizar a Sala de Informática para pesquisa na Web e outras leituras e/ou atividades relacionadas. (Pesquisa, construção e análise de gráficos)
- Utilizar a Sala de Leitura para outras pesquisas.
- Mostra da linha do tempo da história das eleições no Brasil (Sala de Informática e Sala de Leitura)
Fonte: Câmara dos Deputados
- Criar grupos com representação política para o cargo de prefeito e vice-prefeito definindo nome fictício, sigla e símbolos dos partidos. A representação será simbolizada por figuras geométricas.
- Produzir textos. (Proposta dos candidatos)
- Momento de campanha dos candidatos para defesa de seus programas de governo.
- Confecção do Título Eleitoral com participação da Sala de Leitura.
Modelo da Web.
- Palestra com funcionário do Cartório Eleitoral de Juiz de Fora (TSE) que realizará em 14 de setembro às 08h30min na escola com o voto simulado. (Simular uma eleição com candidatos fictícios utilizando a urna eletrônica TSE).
Imagem da Web.
- Apuração dos votos.- Divulgação dos Resultados.
RECURSOS:
Computadores/Internet/Softwares/Impressora/Urna eletrônica
Revistas e jornais
Material para confecção dos títulos e/ou material para campanha
Divulgação disponível na Web: Blog da Escola e Facebook.
AVALIAÇÃO:
Através de um acompanhamento nos grupos e individualmente verificando se houve busca de informações e registro coerente para a produção dos trabalhos.
Observar o uso da linguagem oral e escrita.
Se houve colaboração individual com o grupo.
Observação da postura do aluno frente às situações do cotidiano que envolve atitudes de respeito, compreensão e solidariedade.
CULMINÂNCIA DO PROJETO:
Efetivação da eleição, com a participação dos alunos e professores envolvidos.
“Posse “do candidato e discurso proferido pelo mesmo!
Formulário de Votação online com os nomes dos candidatos a Prefeitura de Juiz de Fora – Simulação
Participe!
Observação:
O projeto poderá ser desenvolvido com alunos de outras turmas do Ensino Fundamental e EJA realizando a simulação da eleição com cédulas de papel e também pela votação simulada online.
Mediação:
Professoras Vera Moreira e Rita Fóffano
Acompanhe o desenvolvimento do projeto aqui!
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