19 abril 2013

Matemática no Cotidiano

A matemática está presente na vida de todas as pessoas, em situações em que é preciso, por exemplo, quantificar, calcular, localizar um objeto no espaço, ler gráficos e mapas, fazer previsões.
 
É necessário investir em ações que potencializem a disponibilidade do aluno para a aprendizagem. Sendo assim, os alunos das turmas 901 e 902 mediados pela professora de Matemática, Mariléia de Paula Dias estão desenvolvendo atividades que indicam a resolução de problemas em sala de aula.
 
O boato e a potenciação
 


Imagens: arquivo da escola


Alguns relatos que os alunos escreveram sobre o boato:

"O Boato é horrível porque  nunca sabemos se ele e verdadeiro ou não, ele pode destruir relacionamentos, amizades e etc. Antes de nos acreditarmos em boatos devemos procura ver se e real ou não.
Por exemplo, quando eu estava namorando surgiu um boato que eu estava ficando outra menina do colégio , nos primeiros dias ela ate acreditou, mas depois que ela foi procurar  saber, descobriu que não passava de brincadeira dos colegas dela."
Rafael Laguardia  - 901

"Saiu em jornais, redes sociais um boato que o fim do mundo estava próximo e que ia acabar no dia 21de dezembro de 2012.
Os Maias aprovaram essa notícia, e disseram que o fim do mundo realmente estava próximo e que iria acontecer.
Milhares de pessoas acreditaram, e varias ficaram desesperadas.
Quando chegou, o dia 21de dezembro de 2012 , o mundo não acabou e nem iria acabar.
Uma crítica: - Como que ficaram as pessoas que acreditaram nesse boato?
Como ficaram os familiares dos que se mataram...?."
 Bruna Gabrielly - 902
 
"É sempre tudo muito parecido: uma história que ninguém sabe exatamente de onde saiu passa de boca em boca e, em questão de horas, se tanto, com os devidos acréscimos e bordados, vira verdade .
É o boato, um dos mais assíduos frequentadores de conversas, em toda parte e de todo tipo de gente. Costuma crescer feito bola de neve em situações de tensão e ansiedade. E pode murchar como um balão furado assim que alguém se dá ao trabalho de conferir o rumor antes de passá-lo adiante, o que, porém raramente acontece. Às vezes, sobrevive a todas as checagens - e aí vira lenda."
Watson -  902

Este projeto conta com o apoio da Sala de Leitura, professora Rita Fóffano e da Sala de Informática, professora Vera Moreira.
 
No dia 27/05, na Sala de Informática, os alunos das turmas 901 e 902 utilizaram planilha eletrônica para apresentar os fatores de "Como o boato se espalha?" Assim:
 

Imagens: arquivo da escola
 
A turma em ação:
 



Imagens: arquivo da escola
 
Para finalizar o projeto os alunos deverão enviar o arquivo desta atividade na plataforma EaD: "9º ano Conectado" e responder:
 
a) Quantos alunos ficaram sabendo do boato no período entre 20 e 30 minutos?
b) quantos alunos ficaram sabendo do boato na primeira meia hora?
c) Se, na escola ondem estudam, há 283 alunos no turno da manhã, em quantos minutos todos os alunos ficarão sabendo do boato?
 
Parabéns pelo trabalho realizado turmas!
 
 

Nenhum comentário: