O tema para o desenvolvimento do projeto surgiu em virtude do grande interesse dos alunos em manusear livros de histórias, levá-los para casa, ouvir histórias, desenvolver atividades relativas às histórias e criar histórias a partir das gravuras dos livros.
Com mediação das professoras Angélica Silva de Laia Santos – professora colaborativa em uma turma de 1º ano e Edwiges Lucia Paixão e Castro – professora responsável pelo projeto desenvolvido na Sala de Leituras.
Para chamar atenção dos alunos na faixa etária de 7 e 8 anos, usando a criatividade e o bom gosto, o objetivo deste projeto é incentivar e reforçar nos alunos o gosto pela literatura, além de, incentivar a escrita, a criatividade e o enredo por meio da produção de texto com auxílio de recursos tecnológicos.
Imagem da Web.
Neste caso, Pinóquio, foi a história escolhida pelos alunos para o trabalho proposto em várias etapas:
Na Sala de Leitura, a turma do 1ºano do Ensino Fundamental ouviu a história do Pinóquio, realizou a interpretação oral e manuseou livros. Também foi importante ressaltar sobre a atitude de sempre dizer a verdade. Com ajuda do computador e Internet, os alunos puderam conhecer a história e divertir com jogos utilizando a WebQuest: Construindo história em sequência. Confira aqui!
Em Sala de Aula, os alunos realizaram a escolha de imagens para ilustrar cada parte da história conforme o texto coletivo que foi produzido com mediação das professoras envolvidas.
Na Sala de Informática, em duplas, os alunos digitaram o texto utilizando os aplicativos do editor de texto e inseriram as imagens que foram previamente selecionadas em uma pasta nos computadores, devido a Internet na Sala de Informática ser precária para o acesso de todos os alunos. Conheça as imagens!
Durante a digitação:
Imagens: arquivo da escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário