15 junho 2009

O jogo é um recurso educacional?

Com certeza. Os jogos, além de exercitar o raciocínio lógico das crianças, possibilitam a interação e a integração dos alunos de forma lúdica. Transformam-se em agentes de desenvolvimento do educando na construção da aprendizagem porque estimulam, enriquecem o conteúdo e revelam o conhecimento adquirido.
Jogar é prazeroso, é divertido, é interessante e desafiante.
Brincadeiras e jogos nos horários de recreio, também fazem parte da educação. Diversão não contrapõe à educação!
Os jogos educativos possuem as finalidades de entretenimento e de possibilidade de aquisição de conhecimentos. Deles se exigem concentração, envolvimento e criatividade. É uma forma de fixação dos conteúdos trabalhados em sala de aula por isso são sempre bons em qualquer aula.
Com base no nosso Projeto Político Pedagógico, a organização pedagógica atende a filosofia da escola, que se preocupa em formar alunos numa visão mais ampla de saber voltada para a cidadania: valorizar todos os domínios da aprendizagem; buscar torná-los conhecedores de seus direitos e deveres; conscientes e transformadores da realidade social em que está inserido e ressaltar os valores humanos, éticos e morais. Portanto, o planejamento pedagógico é elaborado de acordo com a realidade do aluno, considerando a questão interdisciplinar e por áreas de estudo, com entrosamento entre os docentes envolvidos.
Consideramos o jogo educacional uma atividade importante por ser lúdica, divertida e estimulante para a aprendizagem. Os desafios de seus objetivos levam o aluno ao desenvolvimento de habilidades, raciocínio, interação, imaginação e demais aspectos relevantes para a construção do conhecimento e faz parte da prática pedagógica da escola a utilização de "jogos" com objetivos definidos. Brincar também educa!
Conhecer e utilizar jogos na educação podem ajudar a escola não apenas a ensinar os conteúdos de seus currículos de forma eficiente, mas também a desenvolver a auto-imagem das crianças, a coordenação motora, a lateralidade, a criatividade, a concentração, o raciocínio, o levantamento de hipóteses, a resolução de problemas, a leitura e a escrita em múltiplas linguagens, além de promover a vivência e os comportamentos cooperativos.
Em sala de aula é muito utilizado, por exemplo, Bingo, Jogo de Letras, Jogo de Palavras, Quebra-cabeça, Tangran, Jogo de Xadrez e muitos outros conforme cada nível de ensino e o objetivo proposto pelo professor.
Nas aulas no Laboratório de Informática, possuimos um bom acervo de softwares educativos, também muito utilizados conforme as necessidades de cada turma. Além disso, contamos com o acesso na Internet de diversos sites. Como sugestão, citamos alguns:

http://www.alzirazulmira.com/
http://www.duende.com.br/
http://www.redescola.com.br/
http://www.canalkids.com.br/
http://www.smartkids.com.br/
http://www.plenarinho.gov.br/
http://www.contandohistoria.com/
http://www.radarkids.com.br/
http://www.kadike.com.br/