03 junho 2011

TECNOLOGIA X EDUCAÇÃO FÍSICA - Edição 2011

Neste ano letivo de 2011, o projeto de aprendizagem será aplicado nas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental. Através da participação dos alunos que serão orientados pela professora de Educação Física, Valéria Campos com o auxílio da professora Vera Moreira Lemos Nery da Silva, Sala de Informática.

Seu principal objetivo é tornar a prática educativa mais reflexiva por intermédio de uma pedagogia crítica, na qual, enfatiza a conexão entre valores e fatos; e, concebe a escola como locus não apenas voltado à instrução. Nessa perspectiva, “todo movimento é dotado de sentido”. Por isso, é necessário discutir e conhecer a história e a inserção de cada um deles na sociedade atual. Assim, a Educação Física pode ser considerada a área que estuda e atua sobre a cultura corporal, Historicamente definida como jogo, esporte, dança, luta e ginástica entre outros.

Visando também oportunizar ao aluno outras maneiras de aproveitar as possibilidades de utilização da WEB e do computador para alcançar seus propósitos na busca pela construção do conhecimento e contribuir para o desenvolvimento de uma postura não-preconceituosa e discriminatória diante das manifestações e expressões da diversidade que dele fazem parte.
Sendo assim, a presença da tecnologia na educação permite inúmeras possibilidades pedagógicas nas quais favorecem ações positivas e inovadoras ao processo ensino-aprendizagem. Os alunos aprendem com prazer, desenvolvem competências que lhes serão úteis em seu cotidiano.

A interdisciplinaridade proporciona uma aprendizagem significativa, autônoma e participativa por intermédio de atividades contextualizadas e planejadas para atender os objetivos propostos com qualidade de ensino. As informações sobre aspectos históricos, contextos sociais, as regras e as estratégias básicas de cada modalidade serão abordados.

Cada etapa do projeto será registrada com fotos para arquivo da escola.

TEMA: Futebol
Durante o meses de Maio e Junho os alunos da turma 603 e da turma 604 pesquisaram e discutiram sobre  a História do Futebol e a História da Copa do Mundo. Você deseja conhecer este assunto? Clique nos títulos.

Observando a maneira como o artista Candido Portinari retratou o futebol nestas obras, como você analisa as seguintes questões:


Portinari 1953 - Futebol
Imagem da Web. Pode ter direitos autorais.

Toda pessoa sabe jogar futebol? Por quê?
Qual a diferença entre o futebol amador e o profissional?

Como o futebol poderia servir para a ascensão social das camadas sociais mais baixas no Brasil?

Que tipo de sentimento os jogadores transmitem?

Portinari 1958 - Futebol

Imagem da Web. Pode ter direitos autorais.


Neste jogo, o mais importante é a brincadeira e a participação de todos ou há preocupação com as regras e com a vitória?

O futebol na aula de educação física deve ser tratado como esporte de competição como nos clubes ou de outra forma? Por quê?


PRATICANDO...


ATIVIDADE 1: Utilize os aplicativos do KolourPaint para expressar o que o futebol representa para você. Bom trabalho!

 
Confira algumas ilustrações feitas pelos alunos. Muito legal!




VEJA MAIS:



ATIVIDADE 2: Música (letra e vídeo) - É uma partida de futebol - Skank
Vamos cantar? Clique aqui!
Fonte: Youtube

ATIVIDADE 3: Produção Textual - Poesia


Concentração! Imaginação! Criatividade! Ação!



Após a leitura da poesia do grande poeta Vinícius de Moraes, produza versos e rimas para falar do futebol. Pense nas leituras que você fez sobre a História do Futebol. (Participação da professora Raquel - Português).


O anjo de pernas tortas

Vinícius de Moraes

A um passe de Didi, Garrincha avança

Colado o couro aos pés, o olhar atento

Dribla um, dribla dois, depois descansa

Como a medir o lance do momento.

Vem-lhe o pressentimento; ele se lança

Mais rápido que o próprio pensamento

Dribla mais um, mais dois; a bola trança

Feliz, entre seus pés – um pé-de-vento!

Num só transporte a multidão contrita

Em ato de morte se levanta e grita

Seu uníssono canto de esperança.

Garrincha, o anjo, escuta e atende: – Goooool!

É pura imagem: um G que chuta um o

Dentro da meta, um 1. É pura dança!

Fonte: http://www.sonetos.com.br/

(Em breve publicação de alguns textos).

A avaliação será realizada em cada etapa do projeto visando à melhoria das ações pedagógicas.