Neste ano letivo de 2011, o projeto de aprendizagem será aplicado nas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental. Através da participação dos alunos que serão orientados pela professora de Educação Física, Valéria Campos com o auxílio da professora Vera Moreira Lemos Nery da Silva, Sala de Informática.
Seu principal objetivo é tornar a prática educativa mais reflexiva por intermédio de uma pedagogia crítica, na qual, enfatiza a conexão entre valores e fatos; e, concebe a escola como locus não apenas voltado à instrução. Nessa perspectiva, “todo movimento é dotado de sentido”. Por isso, é necessário discutir e conhecer a história e a inserção de cada um deles na sociedade atual. Assim, a Educação Física pode ser considerada a área que estuda e atua sobre a cultura corporal, Historicamente definida como jogo, esporte, dança, luta e ginástica entre outros.
Visando também oportunizar ao aluno outras maneiras de aproveitar as possibilidades de utilização da WEB e do computador para alcançar seus propósitos na busca pela construção do conhecimento e contribuir para o desenvolvimento de uma postura não-preconceituosa e discriminatória diante das manifestações e expressões da diversidade que dele fazem parte.
Sendo assim, a presença da tecnologia na educação permite inúmeras possibilidades pedagógicas nas quais favorecem ações positivas e inovadoras ao processo ensino-aprendizagem. Os alunos aprendem com prazer, desenvolvem competências que lhes serão úteis em seu cotidiano.
A interdisciplinaridade proporciona uma aprendizagem significativa, autônoma e participativa por intermédio de atividades contextualizadas e planejadas para atender os objetivos propostos com qualidade de ensino. As informações sobre aspectos históricos, contextos sociais, as regras e as estratégias básicas de cada modalidade serão abordados.
Cada etapa do projeto será registrada com fotos para arquivo da escola.
TEMA: Futebol
Durante o meses de Maio e Junho os alunos da turma 603 e da turma 604 pesquisaram e discutiram sobre a História do Futebol e a História da Copa do Mundo. Você deseja conhecer este assunto? Clique nos títulos.
Observando a maneira como o artista Candido Portinari retratou o futebol nestas obras, como você analisa as seguintes questões:

Portinari 1953 - Futebol
Imagem da Web. Pode ter direitos autorais.
Toda pessoa sabe jogar futebol? Por quê?
Qual a diferença entre o futebol amador e o profissional?
Como o futebol poderia servir para a ascensão social das camadas sociais mais baixas no Brasil?
Neste jogo, o mais importante é a brincadeira e a participação de todos ou há preocupação com as regras e com a vitória?
O futebol na aula de educação física deve ser tratado como esporte de competição como nos clubes ou de outra forma? Por quê?
PRATICANDO...
ATIVIDADE 1: Utilize os aplicativos do KolourPaint para expressar o que o futebol representa para você. Bom trabalho!
Confira algumas ilustrações feitas pelos alunos. Muito legal!
ATIVIDADE 2: Música (letra e vídeo) - É uma partida de futebol - Skank
ATIVIDADE 3: Produção Textual - Poesia
Concentração! Imaginação! Criatividade! Ação!
Após a leitura da poesia do grande poeta Vinícius de Moraes, produza versos e rimas para falar do futebol. Pense nas leituras que você fez sobre a História do Futebol. (Participação da professora Raquel - Português).
A um passe de Didi, Garrincha avança
Colado o couro aos pés, o olhar atento
Dribla um, dribla dois, depois descansa
Como a medir o lance do momento.
Vem-lhe o pressentimento; ele se lança
Mais rápido que o próprio pensamento
Dribla mais um, mais dois; a bola trança
Feliz, entre seus pés – um pé-de-vento!
Num só transporte a multidão contrita
Em ato de morte se levanta e grita
Seu uníssono canto de esperança.
Garrincha, o anjo, escuta e atende: – Goooool!
É pura imagem: um G que chuta um o
Dentro da meta, um 1. É pura dança!
Fonte: http://www.sonetos.com.br/
(Em breve publicação de alguns textos).
A avaliação será realizada em cada etapa do projeto visando à melhoria das ações pedagógicas.
Que tipo de sentimento os jogadores transmitem?
Portinari 1958 - Futebol
Imagem da Web. Pode ter direitos autorais.
Neste jogo, o mais importante é a brincadeira e a participação de todos ou há preocupação com as regras e com a vitória?
O futebol na aula de educação física deve ser tratado como esporte de competição como nos clubes ou de outra forma? Por quê?
PRATICANDO...

Confira algumas ilustrações feitas pelos alunos. Muito legal!
VEJA MAIS:
ATIVIDADE 2: Música (letra e vídeo) - É uma partida de futebol - Skank
Vamos cantar? Clique aqui!
Fonte: Youtube
Concentração! Imaginação! Criatividade! Ação!
Após a leitura da poesia do grande poeta Vinícius de Moraes, produza versos e rimas para falar do futebol. Pense nas leituras que você fez sobre a História do Futebol. (Participação da professora Raquel - Português).
O anjo de pernas tortas
Vinícius de Moraes
A um passe de Didi, Garrincha avança
Colado o couro aos pés, o olhar atento
Dribla um, dribla dois, depois descansa
Como a medir o lance do momento.
Vem-lhe o pressentimento; ele se lança
Mais rápido que o próprio pensamento
Dribla mais um, mais dois; a bola trança
Feliz, entre seus pés – um pé-de-vento!
Num só transporte a multidão contrita
Em ato de morte se levanta e grita
Seu uníssono canto de esperança.
Garrincha, o anjo, escuta e atende: – Goooool!
É pura imagem: um G que chuta um o
Dentro da meta, um 1. É pura dança!
Fonte: http://www.sonetos.com.br/
(Em breve publicação de alguns textos).
A avaliação será realizada em cada etapa do projeto visando à melhoria das ações pedagógicas.