19 junho 2010

Projeto de Aprendizagem: Conhecendo arte, também sou artista

Atividade de Produção de Texto




"Um grande artista nunca morre..."


Portinari

(Imagens acervo da escola)


Após a leitura sobre arte em geral, conteúdo em Power Point apresentado aos alunos com o auxílio do Data Show, os alunos conheceram a vida e a obras de cada artista estudado com o auxílio do computador conforme cada nível de ensino, conforme roteiro já publicado aqui.





























As imagens destes slides ilustram partes do material utilizado pelos alunos ao estudar cada artista:





Painel de Portinari em Juiz de Fora




















A atividade complementar desenvolvida no mês de Junho foi a produção textual utilizando o editor de texto Word. Os alunos das turmas do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, produziram em sala de aula um pequeno texto que depois foi digitado na Sala de Informática conforme alguns exemplos publicados abaixo, respondendo as seguintes questões:



Você conheceu artistas plásticos como Carlos Bracher, Gerson Guedes e Portinari. Cada um expressa através de sua obra, emoções, sentimentos, retrata fatos, épocas, paisagens ou figuras humanas.
  • Você conseguiu perceber como foi esta manifestação?
  • O que você sentiu ao apreciar uma obra de arte?
  • Que sentimento ela lhe transmitiu?

As respostas só emocionam... Com simplicidade, porém com sabedoria, os alunos demonstram claramente como foi importante e prazeroso participar deste projeto. Acreditamos que nosso principal objetivo foi alcançado, uma vez que foi desmistificado o poder do "belo" e do "perfeito" apenas para o artista profissional. Os alunos puderam sentir, apreciar e vivenciar a arte próxima da sua realidade, bela e criativa: Eu também sou artista!





























Concluímos com orgulho e satisfação esta etapa do projeto. Com o desafio de aperfeiçoar e conquistar novas estratégias para possibilitar a construção da identidade e da cidadania valorizando a arte brasileira e de nossa cidade.








PARABÉNS, mais uma vez a toda comunidade escolar envolvida.

Vamos em frente!
Quer relembrar sobre o desenvolvimento deste projeto aqui já publicado? Então clique aqui.