Aulas de História e Geografia - 5º ano 2013

Os alunos das turmas 501, 502 e 503 do 5º ano (turno da Tarde) estudarão com a professora Glória sobre  Minas Gerais nas aulas de História e Geografia.

Esta página foi preparada com muito carinho para as pesquisas e informações que irão complementar os estudos em sala de aula. Aproveitem!
 



Fonte: Youtube

O estado de Minas Gerais começou a ser explorado pela primeira vez no século XVI, quando os bandeirantes entraram na região à procura de ouro e pedras preciosas.

Ainda hoje, Minas Gerais é um dos estados mais ricos do Brasil. Sua extensão territorial é de 586.528 km² e sua população é estimada em 20,1 milhões de habitantes.

A capital é Belo Horizonte.



Imagem da Web.


A bandeira do estado de Minas Gerais foi instituída no dia 8 de janeiro de 1963. Ela é baseada na bandeira que seria adotada após a Inconfidência Mineira e a Independência do Brasil. O triângulo simboliza a Santíssima Trindade. Já a expressão "Libertas quae sera tamen" significa em latim "Liberdade antes que tardia". É uma expressão tirada de um verso de Virgílio, grande poeta romana da antiguidade. A cor vermelha do triângulo foi escolhida pela Assembléia Legislativa, pois representa o ideal revolucionário.

Para saber mais sobre Minas Gerais clique aqui!

 
Leia sobre a História de Minas Gerais.  
Bons estudos!



Nenhum comentário: