17 abril 2011

Gêneros Textuais: leitura, interpretação e produção textual

Para vários autores, o Gênero Textual se caracteriza por exercer uma função social específica.
O portador de texto (carta, bilhete, email, torpedo, texto literário, artigo, fábula, conto, HQ, receita e outros) tem a intenção de transmitir uma mensagem ou informação que depende da sua funcionalidade, ou seja, conforme a necessidade do seu destino. A estrutura de cada tipologia textual que irá determinar a comunicação e a interação/interlocução especificamente.
A oportunidade de lidar com a língua materna (escrita e oral) em seus mais diversos usos cotidianos é a abordagem textual a partir dos Gêneros Textuais, que envolvem as categorias: narração, argumentação, exposição, descrição e injução.  Neste sentido, o conto, as fábulas e o texto teatral estão sendo o foco nas aulas de Português neste 1º período letivo das professoras Cristina e Rosângela. Confira!

Na Sala de Informática as turmas 701 e 701 fizeram a leitura do Conto: "A Chapeuzinho Amarelo", de Chico Buarque. Que ler também? Clique aqui!
Após a leitura e comentários, os alunos utilizaram o editor de texto Writer para registrar suas impressões apontando:

  1. Qual a parte  do conto que indica o conflito?
  2. Qual foi o clímax?
  3. Como foi o desfecho da história?
  4. O narrador participa ou não da história? De que maneira?


Agora faça o teste para recordar o que leu. Bom trabalho! Basta clicar aqui.

(Imagem da Web. Pode ter direitos autorais.)


A turma 604, fez a leitura da fábula de Esopo: "A águia e a gralha". Fique por dentro você também. Leia!

Na mesma página da Web através da lacuna: Questões sobre o texto, discutimos:


1. Podemos considerar que a Águia e a Gralha são aves do mesmo porte?
2. A Gralha foi bem sucedida ao tentar imitar a Águia? Na sua opinião, Por quê?
3. O que fez o Pastor de Ovelhas ao encontrar a Gralha?
4. Que tipo de sentimento humano quis o autor representar na fábula?

Após a leitura e comentários, os alunos também utilizaram o editor de texto Writer para registrar suas impressões apontando:

Como você seria capaz de descrever, com suas palavras, o significado da Moral da Fábula?

 A participação dos alunos nestas atividades foi plenamente satisfatória. PARABÉNS!


Em sala de aula, os alunos da turmas 801 e 802 produziram textos teatrais, ensaiaram e apresentaram pequenas peças com variados temas. Veja a divulgação por meio dos cartazes confeccionados pelos grupos:





(Imagens arquivos da escola)

Muito envolvimento dos grupos neste trabalho. Parabéns turmas!



A proposta da professora Rosângela Gomes foi o estudo do gênero textual dramático.

Os objetivos são reconhecer a estrutura do texto dramático; desenvolver as habilidades de leitura desse gênero textual; produzir e interpretar a peça teatral com roteiro elaborado pelos pŕoprios alunos.

Após a leitura e estudo de diferentes textos dramáticos, os alunos se reuniram em grupos e produziram seu próprio roteiro a partir de 2 cenas sugeridas pelo livro didático (p. 162).