13 abril 2010

Prática de Leitura e Escrita: Literatura e Produção Textual

Ler é fundamental...
(Imagem dos trabalhos)
Com os objetivos de:
  • Desenvolver o gosto pela leitura e criar o hábito de ler por prazer.
    Explorar a criatividade.
    Desenvolver atitudes e habilidades em relação à prática da leitura e da escrita.
    Valorizar a autoria e publicar no Blog da escola algumas das produções textuais.
    Promover a interação.
    Estimular as descobertas.
    Oportunizar o desenvolvimento da oralidade e da escrita.

As professoras, Vera (Informática) e Sênia (Regente) desenvolveram com os alunos da turma 501, do 5º ano do Ensino Fundamentala seguinte atividade:

Na sala de informática, em duplas e trios, com o auxílio do computador realizaram a leitura do texto: A linha assanhada, de Carlos Jorge. Através do livro virtual em apresentação em power point.

Na sala de aula, os alunos responderam a indagação:

- Se você fosse neste momento, uma linha, o que iria inventar?

(Folha da atividade)

Após um bate papo muito agradável, recheado de opiniões e da exploração do texto e das imagens do livro, os alunos demosntraram em sua produções amadurecimento e criatividade. Confira! Os autores destes textos são: Mylena, Bruna, Matheus O. e Júlio César.

A aluna Sarah, "inventaria um "SOL" para todos os dias brilhar de manhã com Deus."

PARABÉNS, turma! Muito bom trabalho.

FORA DENGUE!

(Imagem da WEB. Pode ter direitos autorais.)


Os alunos do turno da tarde farão, dia 17/04 (Sábado) às 9:00 horas no bairro Bandeirantes, no entorno da escola uma passeata para conscientização e combate a DENGUE!


A Dengue é uma virose, ou seja, uma doença causada por vírus. O vírus é transmitido para uma pessoa através da picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes Aegypti. A doença pode se manifestar de duas formas: a dengue clássica e a dengue hemorrágica.
Por isso fique ligado! Não deixe de tomar alguns cuidados:
  • Não deixar a água se acumular em recipientes como, por exemplo, vasos, calhas, pneus, cacos de vidro, latas e etc.
    Manter fechadas as caixas d’água, poços e cisternas
    Não cultivar plantas em vasos com água. Usar terra ou areia nestes casos.
    Tratar as piscinas com cloro e fazendo a limpeza constante. O ideal é deixá-las cobertas ou vazias quando não for usar por um longo período.
    Manter as calhas limpas e desentupidas
    Avisar um agente público de saúde do município caso exista alguma situação onde há o risco de proliferação da doença.
VOCÊ SABIA...
que um ovo de Aedes Aegypti pode sobreviver em ambiente seco por aproximadamente 400 dias? Se neste período ele entrar em contato com água, poderá gerar uma larva e, em seguida, o mosquito.

Preparação para a passeata:
(Material da turma do 1º ano do EF da professora Cristiane)
Durante os meses de Março e Abril, toda escola está envolvida com trabalhos, discussãoes, pesquisas e outras atividades pedagógicas envolvendo o tema da Dengue. Vimos a importância de conscientização e prevenção da doença. Para tal, os cuidados básicos citados acima são fundamentais.

EM FOCO: Dengue

Concurso de Trovas: DENGUE
A professora Eliane Sixel, da Sala de Leituras/Biblioteca, do turno da manhã está desenvolvendo com os alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental um Concurso de trovas sobre a Dengue. Com os objetivos de contação de história, incentivar a leitura oral e escrita, trabalhar rimas e conscientizar e prevenir a Dengue.
Partindo da leitura do livro, Que febre de mosquito, de Maxs Portes os alunos produziram suas trovinhas. Veja abaixo a folha da atividade:

Os finalistas de cada turma envolvida farão parte de um "Juri Popular" onde os alunos da escola votarão para escolher a trova vencedora. Aguarde brevemente a publicação!