08 maio 2010

PROJETO DE APRENDIZAGEM: TECNOLOGIA X EDUCAÇÃO FÍSICA

"Enfrentar desafios colocados em situações de jogos e competições,
respeitando as regras e
adotando uma postura cooperativa."
PCN – Educação Física – vol. 7 – p. 76
Seu principal objetivo é tornar a prática educativa mais reflexiva por intermédio de uma pedagogia crítica, na qual, enfatiza a conexão entre valores e fatos; e, concebe a escola como locus não apenas voltado à instrução. Nessa perspectiva, “todo movimento é dotado de sentido”. Por isso, é necessário discutir e conhecer a história e a inserção de cada um deles na sociedade atual. Assim, a Educação Física pode ser considerada a área que estuda e atua sobre a cultura corporal, Historicamente definida como jogo, esporte, dança, luta e ginástica entre outros.
Visando oportunizar o crescimento e o desenvolvimento dos alunos como seres éticos, críticos e emancipados deparando com as suas potencialidades e limitações para compreender, conhecer, interagir, vivenciar, criar e recriar práticas corporais de movimento produzidas pelos seres humanos ao longo de sua história cultural. Além disso, contribuir para o desenvolvimento de uma postura não-preconceituosa e discriminatória diante das manifestações e expressões da diversidade que dele fazem parte. Assim, possibilitar a construção de atitudes de solidariedade, de respeito e de aceitação.
A presença da tecnologia na educação permite inúmeras possibilidades pedagógicas nas quais favorecem ações positivas e inovadoras ao processo ensino-aprendizagem. Os alunos aprendem com prazer, desenvolvem competências que lhes serão úteis em seu cotidiano. A interdisciplinaridade proporciona uma aprendizagem significativa, autônoma e participativa por intermédio de atividades contextualizadas e planejadas para atender os objetivos propostos com qualidade de ensino. As informações sobre aspectos históricos, contextos sociais, as regras e as estratégias básicas de cada modalidade devem ser abordados.
Neste contexto, o projeto está sendo desenvolvido com a turma 602 do 6º ano do Ensino Fundamental, através da participação dos alunos que estão sendo orientados pela professora de Educação Física, Valéria Campos com o auxílio da professora Vera Moreira Lemos Nery da Silva, Sala de Informática.
OBJETIVOS GERAIS:

Orientar e promover o debate sobre as informações para uma reflexão crítica.
Apresentar ao aluno outras maneiras de aproveitar as possibilidades de utilização da WEB para alcançar seus propósitos na busca pela construção do conhecimento.
Permitir ao aluno participar de atividades de pesquisa e corporais, reconhecendo e respeitando as individualidades.
Possibilitar que o aluno seja capaz de conhecer os limites e as possibilidades do próprio corpo de forma a poder controlar algumas de suas atividades corporais com autonomia e valorizá-las como recurso para manutenção da saúde individual e coletiva.


TEMAS EM DEBATE:

1º momento: Atletismo
Modalidades: corrida de pista, corrida com obstáculos, revezamento e saltos. Leia aqui!
Joaquim Cruz: Único medalha de ouro brasileiro nas pistas. Saiba mais!

2º momento: Futebol
História do Futebol
Copa do Mundo 2010
História da Copa do Mundo de Futebol
Quer saber tudo sobre isso? É só clicar aqui!

3º momento: Esporte e a mídia
Indústria esportiva de consumo
Relações de gênero no esporte
Questionamentos sobre:

Os meios de comunicação de massa despertam a atenção de diversos setores da sociedade. O esporte é o melhor chamariz para a televisão.
Você concorda com esta afirmação? Por quê?

A mídia tem um papel fundamental na motivação para a realização de práticas esportivas, uma vez que a audiência é realizada por todas as faixas etárias e classes sociais.
Você compartilha desta opinião? Como?

Mídia, esporte e ilusão
“A expressão “ilusão”, provoca-nos a refletir sobre o componente de imaginário que se adiciona ao discurso midiático-esportivo. A técnica de produção midiática, especialmente a televisiva, consegue construir uma (re)presentação da cultura esportiva.” (PIRES, 2006)
Leia na íntegra aqui.
Você concorda com esta afirmação? Por quê?


“O principal papel da mídia é mostrar para a sociedade o esporte como uma forma rápida, sem muito esforço e/ou prazerosa da tão sonhada oportunidade de melhoria sócio-econômica.” (LEITE, 2008)
Qual a sua opinião sobre isso?
Já refletiu sobre este aspecto que a ascensão esportiva pode proporcionar? O que você acha?
Antes de responder, leia!

Ilusão em massa: o papel da mídia no esporte
Este artigo fala sobre o papel e a influência da mídia nos esportes, ressaltando onde e como ela atua.
Clique aqui e leia o artigo.
Com base no que acabou de ler, você concorda que através da mídia o esporte é apenas espetáculo, mercadoria e consumo?

Enquête neste Blog:

Por que o esporte influencia tanto no cotidiano das pessoas?
Oportuniza, prazer, alegria e saúde
Promove união entre as massas
Representa a salvação sócio-econômica
Meio de adquirir sucesso e fama

Os visitantes do Blog tiveram do dia 18/04 ao dia 28/04 para votar. O resultado foi o seguinte:
Opção A: (11) 64 % dos votos
Opção B: (04) 25 % dos votos
Opção C: (00) 0 % dos votos
Opção D: (01) 6 % dos votos, do total de 016 votantes.

4º momento: Mascotes das Copas do Mundo de Futebol
Fonte:
http://www.quadrodemedalhas.com/futebol/copa-do-mundo/mascotes-da-copa-do-mundo.htm

Os alunos utilizaram o site para ilustrar em grupo, o mascote sorteado.
As informações dos respectivos nomes dos Mascotes e suas referidas copas foram impressos para montagem de um mural na escola:
Linha de Tempo: Os Mascotes da Copas do Mundo de Futebol.



(Imagens do momento de criação das ilustrações dos mascotes.)

Para conhecer a publicação do mural e o trabalho feito pelos alunos basta clicar aqui.
No 5º momento: O corpo: Características, doenças, movimento...

. Violência contra o corpo: sedentarismo, stress, obesidade
. Transtornos alimentares: anorexia bulimia, compulsão alimentar e ortorexia.
. Gênero e práticas corporais: construção do corpo masculino e feminino e suas diferenças físicas e emocionais.

O que você tem a considerar de mais importante que aprendeu sobre as questões com o corpo?
Você acha que foi significativo discutir estes assuntos? Por quê?
EM FOCO:

Temos avaliado positivamente a participação dos alunos nas aulas na Sala de Informática. Interação com os temas debatidos e formação de opiniões.
Ponto relevante: A turma não tem reclamado de não ir para a quadra no horário da aula. Estão trocando a bola pelo computador com bom grado.
Trabalho de pesquisa realizado na Web com: Todos os direitos reservados.
Os temas estudados foram debatidos visando o desenvolvimento crítico-reflexivo dos alunos.