09 novembro 2010

Visita animal

Uma das programações da Semana da Criança, no turno da tarde, foi à apresentação de cães adestrados do canil do CERESP/JF. O agente Dalmo Lopes, coordenador do canil,  primeiramente explicou como funciona o adestramento e qual o seu objetivo. Com o auxílio dos agentes Vinícius Portela e Ronald demonstrou para os alunos habilidades dos cães como obediência e ataque.


Segundo o agente Dalmo, os cães trabalham nas seguintes ações policiais: imobilizar um suspeito até que seja revistado; atacar criminosos; reconhecer, pelo faro, drogas e explosivos; e localizar pessoas desaparecidas na mata ou em um cativeiro. O aprendizado de cada uma dessas tarefas segue o método Pavlov que estudou a produção de saliva em cães expostos a diversos tipos de estímulos palatares (condicionamento operante).


Através da repetição consistente desses emparelhamentos é possível criar ou remover respostas fisiológicas e psicológicas em seres humanos e animais. Quer saber mais? Clique aqui:
Confira as dicas básicas de adestramento de Lúcia Helena Salvetti De Cicco - Diretora de Conteúdo e Editora Chefe, do site Saúde Animal. Disponível em: http://www.saudeanimal.com.br/adestra3.htm


A integração com as crianças foi muito boa, pois participaram e interagiram com os animais.
Confira as imagens: