27 junho 2009

Biblioteca: Que espaço é este?



"Para a criança, ouvir ou ler histórias pode se traduzir em vivenciar emoções importantes como a raiva, a tristeza, a irritação, o medo, a amizade, a alegria, o prazer, conquistas, perdas e tantas outras mais, possibilitando à mesma, explorar suas percepções, seus sentimentos e conceitos e organizar suas emoções a fim de compreender melhor seu universo". (Abramovich, 1991)

Nas histórias, como nas poesias, as palavras dão vida, fazem as idéias se concretizarem, criam personagens. As fantasias e aventuras passam a ser da própria criança, que recria a própria vida, vivenciando prazeres e conflitos, resolvendo-os por meio da imaginação.
Nesse sentido, na escola deve haver tempo e espaço programados para ler por ler, ler para si mesmo, sem outra finalidade que a de sentir o prazer de ler.
Considerando que o prazer da leitura não é algo independente de ensinar a ler, quanto mais nossas crianças tiverem a oportunidade de vivenciar essas experiências, mais conhecerão sobre as formas como podem ser tecidos os textos narrativos, avançando a passos largos em sua formação de leitores.
O uso educativo da literatura na escola permite uma parceria positiva entre a biblioteca e a sala de aula a fim de possibilitar aos nossos alunos diferentes formas de reflexao, construção e manifestação de idéias e pensamentos.
A biblioteca na escola é um espaço dinamizador da leitura fornecendo subsídios aos professores para estimular a leitura, criatividade e sensibilidade de seus alunos.