18 junho 2009

Atividade de Literatura: Produção Textual

Em latim, literatura significa uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as artes da gramática, da retórica e da poética.
O texto é literário tem a capacidade de produzir um efeito estético e proporcionar uma sensação de prazer e emoção no leitor.


Nesta Atividade Pedagógica, a professora regente da turma 501, após trabalhar com o livro: “O Tico-Tico da perna quebrada”, de Ronaldo Simões Coelho, os alunos produzriam um resumo da história. Partindo do seu resumo, cada aluno produziu seu próprio texto recontando com as suas palavras a referida história e criando as ilustrações conforme podemos conferir os exemplos abaixo:


(Exemplo A):


Você sabe o que é Kalah?

Kalah é uma modalidade dos jogos mancala.
Mancala é uma designação genérica dada pelos antropólogos a um grupo muito numeroso de jogos cultivados na África, que guardam entre si diversas semelhanças.A mecânica do jogo é inteiramente dependente do raciocínio requerendo perícia na previsão dos vários lances, raciocínio claro e pronto para resolução dos indispensáveis problemas de calculo mental. Por isso, tem influência positiva na aprendizagem dos conceitos fundamentais da matemática.


Basicamente são "jogos de plantio e colheita" , ou seja, a partir de uma posição no tabuleiro, distribui-se as peças em sentido horário ou anti-horário e depois seguem-se as regras de "colheita" (capturar as pedras para si, contando pontos).


Este jogo é composto de 36 pedras e um tabuleiro retangular de plástico ou madeira( e também com material alternativo reciclável "embalagem de ovos"), no qual existem 14 buracos sendo 6 de cada lado do tabuleiro e 2 buracos maiores localizados nos extremos dos mesmos denominados de "OÁSIS" separam-se 18 pedras para cada jogador, que deverá colocar 3 pedras em cada buraco.O objetivo é colocar no decorrer do jogo, o maior número de pedras no próprio OÁSIS. O jogo termina quando todos os buracos de um dos lados estiverem vazios.

Será o vencedor aquele que tiver o maior número de pedras em seu OÁSIS.



Você sabia que...


Recentemente reconhecida como patrimônio da cultura afrodescendente no Brasil, a mancala é promovida no país por acadêmicos e instituições de valorização da cultura negra.

FONTE:



Sugestão: Jogar On-line (em inglês): http://www.baogame.com/

Uma boa dica


O site "como tudo funciona", http://informatica.hsw.uol.com.br/ é uma ótima sugestão para você encontrar como qualquer coisa, assunto ou fenômeno funciona. Não deixe de navegar! Você vai aprender com facilidade e através de uma linguagem clara e objetiva sobre o assunto.

Quer conhecer tudo sobre Internet? É só clicar aqui!