04 maio 2011

Carlos Bracher e Fani Bracher

(Imagem da Web. Pode ter direitos autorais.)



Carlos Bernardo Bracher (Juiz de Fora, 1940) é um pintor, desenhista e escultor brasileiro. Iniciou sua atividade artística como decorador de louças na oficina de seu pai, começando sua formação na Sociedade de Belas Artes Antônio Parreiras (pintor brasileiro), de Juiz de Fora. Estudou composição e análise crítica com Fayga Ostrower (artista plástica brasileira nascida na Polônia) e história da arte com Frederico Morais, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), técnica com Inimá de Paula (pintor e desenhista brasileiro que fez parte do Movimento Modernista de Fortaleza, em 1940), em Belo Horizonte, e descobre com Orlandino Seitas Fernandes o barroco mineiro (estilo Barroco desenvolvido em Minas Gerais entre o início do século XVIII e o final do século XIX). Com o Prêmio Viagem ao Exterior do Salão Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, que conquista em 1967, segue para a Europa para se aperfeiçoar em pintura, permanecendo um ano e meio em Paris e seis meses em Lisboa. Em 1968 recebe o Prêmio Revelação do Ano, concedido pelo Jornal do Brasil, no Rio de Janeiro. Em 1971 muda-se para Ouro Preto onde reside. Nesse mesmo ano recebe o Prêmio Hilton de Pintura, concedido pela Fundação Nacional de Arte - Funarte (fundada em 1975, com a finalidade de promover, estimular e desenvolver atividades culturais em todo o Brasil) aos dez mais destacados artistas da década de 70.



(Imagem da Web. Pode ter direitos autorais.)



Fani nasceu no dia 11 de junho de 1947 em Coronel Pacheco, distrito de Juiz de Fora - MG, numa Fazenda Experimental. Filha do botânico entomologista Vasco Gomes e Marina de Castro Gomes.
Vive sua infância na vizinha cidade de Piau, terra dos avós maternos e cresceu cercada por rios, ipês e flamboyants floridos, chuvas de granizo, procissões e pelo silêncio das noites, que certamente refletirão mais tarde na sua obra.
Ao lado da família Bracher, em 1965, funda a Galeria Celina, espaço cultural e artístico de Juiz de Fora e no ano de 1967 pinta seus três primeiros quadros. Casa-se em 1968, com Carlos Bracher e juntos viajam para a Europa, onde viveram por dois anos. Freqüenta o "Centro de Artes para Estudantes e Artistas Americanos", através do qual fez viagem de estudos a museus e galerias de New York e Washington.
Atualmente a artista reside e trabalha na cidade de Ouro Preto - Minas Gerais.

Para saber mais. Clique aqui!

Após o estudo da biografia dos artistas mineiros em sala de aula os alunos das turmas do 3 º ano do Ensino Fundamental conheceram algumas de suas obras através da apresentação de slides - Impress (BrOffice) na Sala de Informática.

Os alunos também assistiram (com auxílio do Data Show) o vídeo documentário: "Âncoras ao Céu" - Depoimento do artista Carlos Bracher sobre seus 50 anos de carreira e homenagem aos 50 anos de Brasília.

A próxima etapa é a releitura da obra escolhida pela turma através de técnica de desenho.

Confira os trabalhos de releitura da obra de Fani Bracher pelos alunos da turma 301:

Aluna Andressa 301

Aluna Giovana F 301

Aluno Gustavo 301


Aluno Pablo 301

Aluno Ruhan 301

Aluno Wilkison 301