25 abril 2011

Projeto Conhecendo arte, também sou artista - Edição 2011

(Imagem: arquivo da escola- 2010)


Sabendo que a arte, como qualquer outra manifestação cultural humana, pode ser utilizada para a coesão social, reafirmando valores, que pretendemos utilizá-la como uma ferramenta pedagógica que leva ao desenvolvimento de habilidades artísticas e racionais de forma complementar um aprendizado eficaz e motivado pela riqueza audiovisual, movimento e cores.
Visando ampliar as diversas formas de expressão e de linguagens permitir ao aluno a oportunidade de vivenciar novas experiências como sujeito ativo no processo cognitivo, além de, contribuir para o ensino de qualidade. Por intermédio da tecnologia, como instrumento que possibilita um processo ensino-aprendizagem estimulante e significativo, também favorecer ao aluno relacionar-se criadoramente com as demais disciplinas curriculares. É fundamental, para construção da cidadania, conhecer e valorizar a nossa cultura. Daí, possibilitar o desenvolvimento da sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer a forma produzida por si própria, pelo outro e pela natureza e nas diferentes culturas.

O universo da arte caracteriza um tipo de conhecimento que o ser humano produz a partir da indagação que se faz com relação ao seu lugar no mundo. Por isso, o conhecimento artístico representa como: produto das culturas, parte da história e uma estrutura formal na qual podem ser identificados os rudimentos que compõe a obra de arte e os princípios que regem sua combinação. Neste sentido, o convívio com a arte, levará o aluno conhecer o fazer artístico como experiência poética, à articulação de significados, ao desenvolvimento de potencialidades e de interação.

Objetivos:

• Valorizar a arte brasileira e local ampliando o contato do aluno com as obras artísticas estudadas e com a arte em geral.
• Levar o aluno a reconhecer a importância da arte como fator histórico-sócio-cultural na sociedade brasileira.
• Explorar as obras de maneira que o aluno possa reconhecer as características e peculiaridades do artista.
• Desmistificar o desenho e arte como distante de cada pessoa permitindo descobrir que não precisa apenas ser perfeito para ser belo.
• Enfatizar que através da arte é possível retratar os problemas, os sonhos e a realidade de um povo ou de uma época.
• Possibilitar a construção da identidade e da cidadania.

As atividades complementares propostas serão mediadas pela professora regente e/ou pela professora de Atividades Lúdicas. Os alunos das turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, séries iniciais realizarão as atividades relacionadas ao projeto durante os meses de abril e maio conforme o roteiro abaixo:

2º período: Gustavo Rosa
1º ano: Volpi
2º ano: Tarsila do Amaral
3º ano: Carlos Bracher e Fani Bracher
4º ano e EJA (multiseriada): Gerson Guedes
5º ano: Portinari

  • Estudo da biografia do artista
  • Conhecer algumas obras, pesquisa na Web, jogos online, rever releituras dos alunos da edição 2010 através da apresentação de slides - Impress (BrOffice) - Sala de Informática
  • Cada turma escolherá uma obra para fazer a releitura.
  • Criar também em papel na sala de aula e digital (a partir do 3º ano) no KolourPaint.
  • Publicar no Blog da escola algumas das obras criadas pelos alunos e exposição dos trabalhos na escola.
  • Cada etapa do projeto será registrada com fotos para arquivo da escola.

Avaliação:

Será realizada ao longo do processo e permitirá o replanejamento de cada etapa estudada. Neste contexto, o aluno deverá participar, pois este ato de aprendizagem o levará a refletir sobre suas hipóteses, conceitos e raciocínios em relação ao conteúdo estudado.


Bom trabalho a todos! Em breve poderá ser apreciado os resultados desta edição.
Aguarde e aprecie alguns trabalhos da priemira edição!









(Imagens: arquivo da escola- 2010)