03 maio 2011

Alfredo Volpi

(Imagem da Web. Pode ter direitos autorais.)



Alfredo Volpi nasceu na Itália e veio para o Brasil com um ano de idade, em 1897, com os pais que emigraram para São Paulo. Desde pequeno gostava de misturar tintas e criar novas cores. Esse talento o levou a trabalhar como pintor de frisos, florões e painéis nas paredes das mansões paulistanas.

Estudou na Escola Profissional Masculina do Brás e trabalhou como marceneiro, entalhador e encadernador. Aos 16, ele pintou sua primeira aquarela. Aos 18 anos de idade, ele pintou sua primeira obra de arte, sobre a tampa de uma caixa de charutos, usando tinta a óleo.

Ao longo de quase um século de existência, Volpi passou por várias fases, recebeu influências de pintores impressionistas e clássicos como Cézanne, Giotto, Ucello, encontrando seu próprio caminho. Volpi criou sua própria linguagem na pintura e evoluiu naturalmente das representações de cenas da natureza. Suas bandeirinhas multicoloridas, que se tornaram sua marca registrada. As formas geométricas e as trocas cromáticas começaram nos anos 1970. Seu estilo foi dominado pelas cores e pelo abstrato geométrico. Produzia as suas próprias tintas diluídas em uma emulsão de verniz e clara de ovo, em que ele adicionava pigmentos naturais purificados (terra, ferro, óxidos, argila colorida por óxido de ferro) e ressecados ao sol.

Após o estudo da biografia do artista das bandeirinhas em sala de aula os alunos das turmas do 1 º ano do Ensino Fundamental conheceram algumas de suas obras através da apresentação de slides - Impress (BrOffice) na Sala de Informática.

A releitura da obra Interior Barroco (1957) feita pelos alunos da turma 101 (1º ano) professora Shirlei  foi muito marcante. Utilizando papel, barbante e palito para a colagem e tinta guache vermelha, azul e preta para a pintura do fundo da tela cada aluno poe expressar o seu sentimento e o seu olhar por meio da obra escolhida pela turma para ser interpretada:  PARABÉNS!

Passo a passo até a obra pronta:







Releituras:
Aluna Beatriz Leandra

Aluno Marcelo Adriano

Aluna Ana Carolina

Aluno Diogo H.


A releitura da obra Crepúsculo (1934) feita pelos alunos da turma 102 (1º ano) professora Daniela  foi muito marcante. Utilizando papel e barbante para a colagem e tinta guache verde para a pintura do fundo da tela cada aluno poe expressar o seu sentimento e o seu olhar por meio da obra escolhida pela turma para ser interpretada.  PARABÉNS!

Aluno Roberto

Aluna Bruna

Aluno João Pedro

Aluna Jullia

Registro de todos os trabalhos:


Imagens: arquivo da escola


As professoras Daniela e Shirlei estão produzindo juntamente com os alunos um painel coletivo de uma outra obra do artista. As etapas desta construção estão a todo vapor!
Veja alguns registros deste dia de pintura ao ar livre:





Imagens: arquivo da escola
 
Belo trabalho em equipe!

Tarsila do Amaral

Nasceu em 1º de setembro de 1886 na Fazenda São Bernardo, município de Capivari, interior do Estado de São Paulo. Filha de José Estanislau do Amaral e Lydia Dias de Aguiar do Amaral. Era neta de José Estanislau do Amaral, cognominado “o milionário” em razão da imensa fortuna que acumulou abrindo fazendas no interior de São Paulo. Seu pai herdou apreciável fortuna e diversas fazendas nas quais Tarsila passou a infância e adolescência.

Em 1922 tem uma tela sua admitida no Salão Oficial dos Artistas Franceses. Nesse mesmo ano regressa ao Brasil e se integra com os intelectuais do grupo modernista. Faz parte do “grupo dos cinco” juntamente com Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti del Picchia. Nessa época começa seu namoro com o escritor Oswald de Andrade. Embora não tenha sido participante da “Semana de 22” integra-se ao Modernismo que surgia no Brasil, visto que na Europa estava fazendo estudos acadêmicos.

Após o estudo da biografia da artista em sala de aula os alunos das turmas do 2 º ano do Ensino Fundamental conheceram algumas de suas obras através da apresentação de slides - Impress (BrOffice) na Sala de Informática. Mais informações serão pesquisadas na Web Site: Tarsila do Amaral. Navegue!

(Imagem da Web. Pode ter direitos autorais.)

Releitura da obra escolhida por cada turma através de desenho. PARABÉNS!

Trabalhos dos alunos da turma 201 - professora Cristiane:

Aluno Eduardo

Aluno Felipe

Aluna Larissa

Aluna Lays

Aluno Marcelo

Aluno Wallace

e mais:


Trabalhos dos alunos da turma 203 - professora Ana Paula:

Aluna Karolyne

Aluna Larissa

Aluno Márcio

Aluna  Maryana

Aluno Matheus

Aluna Mayara
Mural: