03 agosto 2010

ATIVIDADE DE LITERATURA NA SALA DE LEITURA DA ESCOLA

“Pegando carona” na Copa do Mundo deste ano de 2010 realizada na África do Sul, foi disponibilizado na Biblioteca vários livros com histórias africanas para que nossos alunos tivessem a oportunidade de ampliar a sua visão sobre este continente irmão do Brasil.



(Direitos autorais reservados a Editora Moderna)


O livro: O veado e onça – recontado por Elza Fiúza – Ed. Moderna, em especial, foi escolhido pela professora Edwiges para ser contado para todas as turmas do turno da tarde. (Educação Infantil até o 4º ano do Ensino Fundamental). Esta fábula de origem africana, faz parte de nossa literatura oral folclórica.
Após a contação da história na Sala de Leitura, foi estabelecido uma conversa sobre a impossibilidade de se conviver harmoniosamente tão próximo ao próximo sem se ferir.

Atividades pedagógicas foram sugeridas às professoras regentes para serem desenvolvidas em sala de aula. Como ilustram as imagens abaixo:


























Quebra-Cabeça (Veado e a Onça) sugerido para Educação Infantil e para as turmas do 1º ano do Ensino Fundamental.

Cruzadinha sugerida para as turmas do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.

Carta Enigmática sugerida para as turmas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental.

Os alunos das turmas do 4º ano do Ensino Fundamental receberam imagens da história para produzir uma Carta Enigmática valorizando a criatividade e a autoria.



Parabéns aos alunos e professores envolvidos!