13 novembro 2009

Histórias em Quadrinhos: Projeto de Aprendizagem



























O projeto de aprendizagem foi desenvolvido com os alunos da turma 501 do 5º ano do Ensino Fundamental, de ambos os sexos e com idade entre 10 e 12 anos.
O interesse, a motivação, a criatividade, a cooperação, a criticidade e a interação foram fatores determinantes para o sucesso deste trabalho.
Os valores humanos, éticos e a cidadania, foram assuntos propostos pelos alunos a fim de demonstrar como tais aspectos são relevantes para a formação de hábitos e atitudes que permitem o homem viver em sociedade. Considerando os recursos que a HQ pode oferecer que buscamos através deste projeto incentivar o gosto pela leitura e pela escrita, ampliar a forma de expressão oral e escrita, contribuir para a formação humana e para autoria dos alunos estimulando a produção de texto, publicando neste Blog e aproximando-os cada vez mais do mundo virtual.
Após conversar com os alunos e a com a professora regente da turma envolvida no projeto foi possível traçar algumas metas para o trabalho. Partindo do tema “Histórias que ensinam a viver”, proposto pelos próprios alunos, as questões de cidadania e valores humanos formaram as ideias principais dos textos que foram produzidos em duplas ou trios correlacionando mensagem verbal e não-verbal de maneira bem humorada e criativa.
Os recursos utilizados envolveram livros, revistas (Gibis), papel, lápis de escrever e de cor, cola, tesoura, computadores, Internet, editor de texto, scanner, impressora, máquina digital e recursos para encadernação. Os espaços físicos utilizados foram a Sala de Aula nº. 7 e a Sala de Informática.
Acreditamos na utilização do computador como ferramenta educacional eficiente para complementar e aperfeiçoar o processo ensino-aprendizagem e contribuir para a qualidade do ensino. PARABÉNS, queridos alunos vocês brilharam mais uma vez! Através da criatividade, o homem é capaz de aperfeiçoar, melhorar e inovar os fundamentos de sua sobrevivência.
Assista o vídeo abaixo para conhecer as etapas deste projeto:

Veja no vídeo 2 os depoimentos sobre o trabalho:

Leitura e Escrita: um processo em construção



































A professora Maria Geralda, da turma 102 do 1º ano do Ensino Fundamental desenvolveu com seus alunos atividades de leitura e escrita envolvendo letras de cantigas de rodas e poesia com o objetivo de valorizar o carinho e a afeição entre as crianças, promover a socialização e resgatar a cultura do nosso povo...
Dramatização: Mamãe cantando para o filho dormir... Boi...Boi...Boi... Boi da cara preta

Cantar, interpretar e conversar sobre a importância no trato com os animais: Atirei o pau no gato

Poesia: Idosos Sim, Velhos Não: valorização da figura dos avós na família. Como vemos e tratamos os idosos?

Segundo o relato da professora, foi satisfatória a participação dos alunos nestas atividades. O envolvimento foi tão grande que alguns alunos chegaram a adormecer ao som da cantiga de ninar. Parabéns pelo trabalho!

IV DANÇA COMIGO


Aconteceu no sábado, dia 07 de Novembro de 2009, na quadra da escola uma tarde mais que animada!

Muita música, dança, comidas e guloseimas, refrigerante, exposição de trabalhos e bazar...










Além das apresentações de dança dos alunos envolvendo todos os segmentos da escola aconteceu o tradicional concurso de dança nas categorias de grupo e individual.

Nosso agradecimento a todos os alunos, profissionais da escola, Colegiado, pais e comunidade que sempre são parceiros nestes eventos culturais. PARABÉNS aos participantes!