23 fevereiro 2010

Como utilizar filmes em sala de aula

(Imagem pode ter direitos autorais)
Cineducação

Este site serve de apoio didático para o professor utilizar filmes em sala de aula. Não apenas passando o filme, mas também o utilizando como subsídio para enriquecimento da aula e fonte inicial de discussões posteriores.

A idéia surgiu a partir de discussões com os acadêmicos Luís R. de Vargas e Roy R. W. Schulemburg Valério com o projeto de extensão da UNIVILLE.

O site também divulga livros completos do projeto, livros de literatura, filmes sugeridos e como utilizá-los em sala de aula, assim como proposta de oficinas!Vale a pena guardar o link em seu favoritos! A relação de filmes em ordem alfabética apresenta a ficha técnica e um bom comentário sobre o filme. Assim, o professor poderá planejar a sua aula conferindo se o filme idealizado para o trabalho realmente atende os propósitos desejados.

O objetivo é utilizar sim os filmes, mas tendo claro que é um recurso auxiliar e complementar em relação às aulas. As atividades suplementares podem envolver:

* Debate (um filme contextualizado gera muitos comentários principalmente fora de sala de aula entre os alunos);
* Produção textual, individual ou coletiva;
* Pesquisa acerca do assunto destacado (ou vários assuntos) buscando aprofundar mais o que foi visto;
* Despertar no aluno o espírito da pesquisa, não se limitando apenas às aulas, ao conteúdo do livro didático, mas procurando outras fontes de pesquisa e estudo.

Os resultados serão nitidamente positivos, principalmente, quando o trabalho é desenvolvido em conjunto com diferentes disciplinas.
Bom trabalho! Confira aqui.

Outra opção é: Portas Curtas. Clique! No acervo deste site é possível assistir os filmes.