08 abril 2010

CONHECENDO ARTE, TAMBÉM SOU ARTISTA

PROJETO DE APRENDIZAGEM


Imagens da WEB. Direitos autorais preservados.



“A obra de arte revela para o artista e para o espectador uma possibilidade de existência e comunicação, além da realidade de fatos e relações habitualmente conhecidos”.
PCN – Arte – Vol. 6 p.36


A arte se manifesta de várias maneiras. É a mais pura expressão do sentimento do artista.

Deste modo, a arte é uma criação humana com valores estéticos: beleza, equilíbrio, harmonia e revolução que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura. O homem cria a arte como meio de vida, para divulgar as suas crenças, para estimular e distrair a si mesmo e aos outros. Assim, explora novas formas de olhar e interpretar objetos e cenas. Considerando que cada artista possui um estilo único.

Visando ampliar as diversas formas de expressão e de linguagens permitir ao aluno a oportunidade de vivenciar novas experiências como sujeito ativo no processo cognitivo, além de, contribuir para o ensino de qualidade. Por intermédio da tecnologia, como instrumento que possibilita um processo ensino-aprendizagem estimulante e significativo, também favorecer ao aluno relacionar-se criadoramente com as demais disciplinas curriculares. É fundamental, para construção da cidadania, conhecer e valorizar a nossa cultura. Daí, possibilitar o desenvolvimento da sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer a forma produzida por si própria, pelo outro e pela natureza e nas diferentes culturas.


Objetivos:


· Valorizar a arte brasileira e local ampliando o contato do aluno com as obras artísticas estudadas e com a arte em geral.
· Levar o aluno a reconhecer a importância da arte como fator histórico-sócio-cultural na sociedade brasileira.
· Explorar as obras de maneira que o aluno possa reconhecer as características e peculiaridades do artista.
· Desmistificar o desenho e arte como distante de cada pessoa permitindo descobrir que não precisa apenas ser perfeito para ser belo.
· Enfatizar que através da arte é possível retratar os problemas, os sonhos e a realidade de um povo ou de uma época.
· Possibilitar a construção da identidade e da cidadania.


Desenvolvimento:

Conhecer o projeto de aprendizagem: Conhecendo arte, também sou artista. Também: Conhecendo arte, também sou artista II: Cultura indígena (Apresentações em Power Point que será exibido com auxílio do Data Show.)
Observar os nomes dos artistas sugeridos que será estudado pela turma.
Conhecer a biografia do artista escolhido e explorar as suas obras. (Apresentação em Power Point conforme cada nível de ensino).
Aplicação da atividade complementar relacionada será feita pela professora regente e/ou pela professora de Atividades Lúdicas.
Montagem de murais para exposição dos trabalhos.


Veja o roteiro das atividades que serão desenvolvidas durante o meses de Abril, Maio e Junho:


Gato - Gustavo Rosa



2º Período: Gustavo Rosa
Atividade: Impressão de algumas imagens da sua obra para colorir.




Casa Vermelha - Alfredo Volpi

1º ano: Volpi
Livro: ERA UMA VEZ TRÊS..., Ana Maria Machado – Coleção Arte para criança – Vol. I – Alfredo Volpi - Atividade: Colagem com bandeirinhas.


Sol Poente - Tarsila do Amaral

2º ano: Tarsila do Amaral

Atividade: Criação em papel em sala de aula a releitura de uma obra escolhida pelos alunos.

Atividade II: Paint: Desenhar linhas e criar formas.

Minas - Carlos Bracher

3º ano: Carlos Bracher

Vídeo: Âncoras ao Céu - Depoimento do artista sobre seus 50 anos de carreira e homenagem aos 50 anos de Brasília. Atividade: Criação em papel em sala de aula a releitura de uma obra escolhida pelos alunos.

Paraibuna - Gerson Guedes


4º ano: Gerson Guedes

Atividade: Criação em papel em sala de aula a releitura de uma obra escolhida pelos alunos.
O artista fará uma visita na escola, em data prevista em 29 de Abril para um bate papo com os alunos.

Meninos - Candido Portinari

5º ano: Portinari

Livro: Encontro com Portinari – Rosane Acedo e Cecília Aranha – SP, Ed. Formato: 2001. Coleção Encontro com a arte Brasileira. “Um grande artista nunca morre...” O que esta frase representa? Como você pode retratar nossa gente? Atividade: Criação em papel em sala de aula a releitura de uma obra escolhida pelos alunos. Atividade II: Quer brincar com as obras? Clique aqui!


Atividade III na Sala de Informática para as turmas do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental através do aplicativo Word: digitação de um pequeno texto sobre a obra criada. Suas impressões e expressão dos sentimentos.


Aguarde a publicação dos produtos finais deste projeto de aprendizagem.
Você vai gostar!


FONTES:

Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte/Secretaria de Educação Fundamental. Vol. 6. Brasília: MEC/SEF, 1997.
http://www.pitoresco.com.br/art_data/arte/
http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=192
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u615.jhtm
http://www.portinari.org.br/candinho/candinho/abertura.htm
http://www.pinturabrasileira.com/index1.asp
http://www.pintoresfamosos.com.br/
http://www.gustavorosa.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Bracher
http://www.tarsiladoamaral.com.br/
http://www.georgetownframeshoppe.com/
http://www.canalkids.com.br/portal/pintando/
http://www.pinturasbrasileiras.com/
http://www.artesbr.hpg.ig.com.br/Educacao/11/interna_hpg7.html
http://www.canalkids.com.br/portal/pintando/
http://www.smartkids.com.br/
http://www.ecokids.com.br/
http://www.suapesquisa.com/artesplasticasbrasil/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Artes_pl%C3%A1sticas
http://www.acessa.com/nossagente/arquivo/artistas/2007/11/23-gerson/ http://www.promusica.org.br/jornal/140/artes.htm