30 abril 2010

RELATANDO...

Foi um grande sucesso a visita do artista Gerson Guedes em nossa escola.
Acompanhado por três das suas mais recentes obras que fazem parte do acervo da sua nova exposição “Juiz de Fora, guia para viajantes no tempo e no espaço” que será aberta dia 13 de Maio, às 20 horas no Espaço Cultural Correios, Rua Marechal Deodoro, 470 em comemoração aos 160 anos da cidade. Gerson narrou arte e contou história...

“A arte não reproduz o que vemos.
Ela nos faz ver “.
Paul Klee

Para a Coordenadora Pedagógica, professora Dina as palavras do pintor Paul Klee nos remete ao exercício do olhar proporcionado pela obra de arte. Nossos alunos das turmas do 4º ano do Ensino Fundamental das professoras Eliane, Mariléia e Rute experimentaram ver as obras de Gerson Guedes conduzidos pelo olhar do próprio artista. Em seu encontro com as turmas ele não só destacou a importância da arte no processo educativo de cada um, como ainda demonstrou que sua paixão pela cidade de Juiz de Fora extrapola seus quadros. Ao falar das obras que retratam a cidade de ontem e de hoje, deu-nos uma verdadeira aula de história da cidade.

Para a professora Mariléia, Gerson Guedes é mais do que esperava (surpreendente). Tanto como profissional amante JUIZFORANO, quanto como ser humano. Se o projeto Conhecendo arte, também sou artista já empolgava aos alunos, ele conseguiu ir mais além. Plantou esperanças de um futuro através de seu exemplo de vida.

Para a professora Vera, Sala de Informática foi uma experiência inigualável conhecer pessoalmente o artista Gerson Guedes. Uma pessoa simples, um artista completo. A poesia de sua alma é tão encantadora quanto a sua obra. Aprendi muitos fatos sobre Juiz de Fora ao ouvir seus “causos”. Foi inesquecível sentir e acompanhar a emoção dos alunos. A participação de todos foi efetiva e o momento foi rico, de pura arte e de pura história.

Para a professora Rute, este trabalho com o artista Gerson Guedes foi muito interessante. Os alunos ficaram muito empolgados de ter por perto um artista. Conheceram sua obra e depois puderam conversar com o autor. Esse processo foi muito gratificante para eles. Além disso, foi uma oportunidade dos alunos refletirem sobre o espaço em que eles vivem, já que a obra de Gerson Guedes retrata os ambientes do nosso cotidiano.

A Diretora, professora Ana Beatriz, parabeniza os professores envolvidos neste projeto. Tanto da escola quanto da Secretaria de Educação pela metodologia adotada neste trabalho que motivou os alunos, criando uma situação muito positiva para a aprendizagem. Acredito que o contato direto com o artista Gerson Guedes enriqueceu e contemplou todo conteúdo desenvolvido pelas professoras na escola. Muito bom!
Para a professora Silvane, Atividades Lúdicas (Turno da Manhã), foi muito bom ter a oportunidade de conhecer e participar da obra de um artista que fala do cotidiano da nossa terra tão amada! De dar oportunidade aos alunos de estarem pessoalmente com alguém tão sensível e que a partir de agora fará parte de suas vidas. Creio que esta experiência será inesquecível tanto pra mim, quanto para todos que compartilharam desse momento com Gerson Guedes. Parabéns pela iniciativa tão enriquecedora!
(Ainda será publicado o depoimento das professoras: Eliane e Natália).


Sobre Gerson Guedes aprendemos:

O artista em seu processo de criação, primeiro escreve as poesias, depois cria os quadros.
O desenho era o jeito de imaginar as coisas que não tinha e as que queria ter e não tinha. Era uma maneira de aliviar suas pressões.
Gostava de desenhar desde criança e a sua mãe sempre cobrou o estudo. Cresceu trabalhando e estudando. Sua formação acadêmica foi toda concluída em escolas públicas até chegar a Universidade.
Aprendeu muito sobre cor com Elyardo França, autor ilustrativo de livros de literatura, quando trabalhou com ele ajudando na ilustração dos livros. Aprendeu sobre desenho e sobre Juiz de Fora com Dnar Rocha, poeta das imagens mineiras, sempre vivas de cores e traços estonteantes que escolheu Juiz de Fora para viver e Renato Sthelhing, nascido em Juiz de Fora apaixonado pelas montanhas e vales da nossa região. Começou a desenhar o bonde porque gostava muito de Juiz de Fora e se entristecia ao ver os casarios que eram demolidos. Por isso, muitos de seus desenhos são registros da época passada da cidade. Faz questão de divulgar Juiz de Fora através da sua arte. Acredita que somente com a prática cotidiana, com a experiência que se chega ao estilo.

Os alunos perguntaram e Gerson Guedes respondeu:

1- Qual o tipo de tinta que mais utiliza em seus quadros e por que é a escolhida?
2- Como surgem suas idéias com os locais de Juiz de Fora escolhidos para pintura e qual a sua obra preferida?
3- Quando foi vendido o seu primeiro quadro e o que sentiu neste momento?
4- Que incentivo pode deixar para os alunos e para a nossa escola?
5- Por que a preferência por cores claras e quantas escolas já visitou em Juiz de Fora?
6- Qual o seu quadro mais famoso?
7- De onde você tira inspiração para fazer as misturas das cores que usa nos seus quadros?
8- Você mistura várias cenas numa tela só. Qual é a sua intenção com esse trabalho?
9- Como você se sente quando está pintando?
10- Qual das suas obras você gosta mais?
11- Quando era criança, já se imaginava um pintor famoso?
12- Qual a obra que te deu mais trabalho?
13- Você já expôs seus quadros em outros países. Qual deles gostou mais de expor? Por quê?
14- Você desenha tão bonito, qual é o segredo?
15- Em qual cidade você teve mais entusiasmo para expor?

Utilizo as cores mais presentes na região como o barro, o verde e o azul. O ocre é a cor mais usada. Sentiu grande emoção ao conseguir rematar no leilão o seu primeiro quadro com o qual havia presenteado uma namorada. Portanto, o seu primeiro quadro foi comprado por ele mesmo. Deixa como incentivo o estudo. Devem estudar muito e ouvir as pessoas mais velhas. Trabalhar com o desenho é muito bom e atualmente existem várias possibilidades como o desenho gráfico, história em quadrinhos e outros. Gerson Guedes já visitou muitas escolas para divulgar a sua arte, mas no momento estava gostando muito do Fernão Dias devida a grande participação e interesse dos alunos. Como gosta muito de falar, também gosta de retratar muita história na mesma obra. Quando está pintando se sente em outro mundo. A obra que mais gosta são seus filhos. Na sua arte, gosta de todas porque cada uma tem uma história pra contar... Nunca se imaginou uma pessoa famosa e até hoje ainda não imagina. O mais trabalhoso em sua carreira até hoje, foi montar uma exposição que realizou no Morro do Cristo. Pois por ser um local mais afastado, pensou que ninguém iria visitar, no entanto, foi a mais visitada. Já expôs na China, no Japão. Mas o local que mais gostou foi à Espanha porque foi onde as pessoas mais demonstraram apreço por sua obra, de onde recebeu mais elogios e a exposição foi visitada por um número maior de pessoas.

Gerson Guedes agradecemos por ter compartilhado conosco um pouco da sua vida, a sua arte e tanta história. Com certeza o nosso olhar em relação aos aspectos artísticos será mais profundo daqui pra frente. Obrigado!

Prática de Leitura e Escrita

A professora Raquel – Português – trabalhou narrativa com os alunos das turmas 901 e 902 do 9º ano do Ensino Fundamental. Com auxílio do Data show e apresentação em Power Point, os alunos tiveram a oportunidade de debater sobre o tema “beijo”, através de uma reportagem da revista Superinteressante. Cada aluno escreveu uma frase relacionada a imagem escolhida e depositou na urna para posteriormente completar a atividade em Sala de Aula.
(As imagens utilizadas no material são da WEB. Podem ter direitos autorais).
CONFIRA!






























Produção Textual: Prática de Leitura e Escrita


(Imagem dos trabalhos)

Os alunos das turmas do 1º Período das professoras Fernanda e Márcia conheceram o história A linha assanhada, Carlos Jorge na Sala de Informática. Através de gestos os alunos realizaram os movimentos da linha e depois na Sala de Aula produziram o texto ilustrando o que iriam inventar se fossem a linha. Muito legal! Parabéns!

Confira as imagens das produções dos alunos da turma da professora Fernanda:





















Ilustrações da turma da professora Márcia: