05 junho 2011

Produção Textual: Cultura Africana e Indígena

Em virtude da implementação da Lei nº 10.639 de 2003, as escolas do município têm desenvolvido atividades relacionadas aos Estudos Africanos e das Comunidades Indígenas.

Nossos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental turmas 501,502 e 503 estão discutindo sobre as questões relacionadas ao Racismo, Africanidades e Ancestralidades nas aulas de História e Geografia com a professora Rute.

No dia 20 de maio, os alunos destas turmas visitaram o Museu de Etonoloiga Indígena e puderam conhecer e refletir sobre a realidade das comunidades indígenas.

Confira nas imagens abaixo o resultado dos trabalhos dos alunos. Parabéns!


África - João Pedro - 502

Grupo: Blenner - Lanna - Bruna Oliveira - Lucas _ 501

Grupo: Matheus Cosme - lenadro - Acson _501

Grupo: Matheus S - Thiago - Felipe -Carlos Gabriel_501

Grupo: Paola - Letícia - Maiza _Gustavo_501


Sala de Informática - Aulas do mês de Junho - 2011

Planejamento das aulas do Mês de Junho – Educação Infantil -  Ensino Fundamental - EJA. Confira:
NÍVEL DE ENSINO -  TURMA/ANO  - TEMA/ ATIVIDADE


Educação Infantil

1º Período: Literatura: Os três porquinhos Ilustração livre da história utilizando os aplicativos do KolourPaint. (Controle motor mouse)

2º Período: Símbolos: Apresentação de slides (Impres). Ilustração livre utilizando os aplicativos do KolourPaint. (Controle motor mouse)


Ensino Fundamental

1º ano: EU -  Calc: Digitar o nome. Atividade impressa para o aluno produzir o seu retrato. Paralelo entre suas características físicas e o de uma criança indígena. (arquivo impresso)

Imagem: Arquivo da escola

2º ano: NÓS -  Necessidade de viver em sociedade: respeito às qualidades e diferenças. Paralelo entre suas características físicas e as características do povo indígena. KolourPaint: Ilustração: você e o seu colega (cada aluno deve desenhar o outro). (arquivo digital e impresso) Veja algumas ilustrações:

Turma 201:



Turma 202:




Turma 203:

Aluno Arthur - 203 - Desenho no papel

Aluno Márcio - 203 - Desenho no papel

Aluno Matheus - 203 - Desenho no papel


3º ano: TURMA -  “Tribos”: cada grupo tem o seu jeito de ser e de viver. Paralelo entre as atividades da turma da escola, da turma de amigos e da tribo indígena. KolourPaint: Ilustrar quem faz parte da sua turma. (arquivo digital e impresso). Veja algumas ilustrações:

Turma 301 e 302:








4º ano: ESCOLA  - Ambiente: físico e de convivência. Respeito aos bens públicos e ao serviço dos funcionários. Conscientização de conservação e limpeza. Paralelo entre as características das escolas do povo indígena. Editor de texto: Writter Atividade: Minha escola (arquivo digital e impresso).

Imagem: Arquivo da escola

5º ano: DIVERSIDADE Livro Eletrônico: Tudo bem ser diferente – Todd Parr. Editor de texto: Writter Atividade: Completar o quadro das características em grupo de três alunos. (arquivo digital e impresso)

Direitos autorais reservados

Imagem: arquivo da escola


Séries Finais:  Diversas: WQ/Image Chef/Autoria Planejada com o professor da disciplina (arquivo digital e impresso)

WEBQUEST: A cultura africana - "A cor da cultura". Clique aqui!

Projeto Tecnologia X Educação Física - Atividades do tema Futebol - Turma 603 - Slides Impress:


EJA Multiseriada: Leitura/ilustração: Livro eletrônico: Bolas, oras bolas – Marisélia- Franco Editora e Kolour Paint para a atividade relacionada. (arquivo digital e impresso)


Direitos autorais reservados.

Ilustrações dos alunos:

A autora não arrumou uma rima para a bola azul  que caiu na piscina. E você, para onde foi a bola azul?







Registros das atividades realizadas poderão ser feitos por meio de fotografia digital para o acervo da escola.