19 abril 2010

19 de Abril: Dia do Índio


(Imagens da Web. Podem ter direitos autorais).

O Dia do Índio, 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas através do decreto-lei 5540 de 1943.

Tribo indígena é uma forma de organização social e cultural. Os índios brasileiros se organizam em tribos, sendo que cada índio possui uma função dentro desta organização. Homens são responsáveis pela caça, pela guerra e pela proteção da aldeia. Também fabricam as ferramentas, instrumentos de caça e pesca e a oca. As mulheres são responsáveis pela agricultura, pelo preparo dos alimentos, pela confecção de objetos de utensílios cerâmica, cestaria e adornos e pelo cuidado das crianças. As crianças brincam e aprendem.
Durante o Mês de Abril, nas aulas na Sala de Informática, estamos estudando a cultura indígena enfatizando o seu aspecto artístico, tais como: arte plumária, pintura no corpo, cestos, cerâmica, máscaras e outros adornos.
O maior ensinamento que estamos aprendendo com a cultura indígena é execução de um objeto com perfeição, aí se encontra a beleza. Não importa se o mesmo será utilizado ou apreciado, mas deve ser bem feito. E também, a valorização da ação coletiva e dos direitos iguais. Por exemplo, em nossa vida, ao executarmos “uma tarefa”, devemos sempre buscar a perfeição, sem importar com a opinião dos outros, mas satisfazendo a nós mesmos. Vamos refletir sobre isso?
Nas considerações feitas ao final das aulas, concluímos sobre a importância de valorizar e respeitar a cultura indígena, conhecendo as suas manifestações e os seus costumes.

Falando nisso...

Museu no centro de JF resgata a cultura indígena. Em local de fácil acesso, juizforanos têm a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura brasileira e os costumes indígenas em Museu de Etnologia, situado à rua Halfeld, 1.179, no centro. Aberto de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 18h. Para visitas em grupos, ele também funciona à noite e aos domingos. Para isso, a visita deve ser agendada pelo telefone (32) 2102-7761.

Os visitantes vão conhecer o modo de se vestir dos índios. Quais são os seus acessórios mais utilizados, os objetos usados para caçar e se defender e as cerâmicas, utilizadas para preparo e armazenamento dos alimentos. Além de pinturas que retratam os índios brasileiros. As peças foram organizadas de forma a permitir a comparação da cultura e dos costumes entre as diferentes tribos.
Leia a reportagem de Priscila Magalhães clicando aqui.


Quer saber mais?

Visite o Museu do Índio. http://www.museudoindio.org.br/


Você sabia que os Direitos Autorais e Direito de Imagem Indígenas estão preservados através da Portaria 177/06? Veja:

A Portaria n° 177/FUNAI, de 16 de Fevereiro de 2006 regulamenta o procedimento administrativo de autorização pela FUNAI - de entrada de pessoas em terras indígenas interessadas no uso, aquisição e ou cessão de direitos autorais e de direitos de imagem indígenas; e orienta procedimentos afins, com o propósito de respeitar os valores, criações artísticas e outros meios de expressão cultural indígenas, bem como proteger sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições.

Maiores informações sobre os índios no Brasil, acesse:


Boa leitura!