26 maio 2012

Interdisciplinaridade mediada pelas TIC - tarde

O que está acontecendo no turno da tarde?
Registro das Atividades

As professoras Rosimere (3º ano) e Mariléia (4º ano) estavam desenvolvendo em suas respectivas salas de aula atividades para incentivar a prática da leitura e escrita por meio de projeto de leitura.

Associado ao planejamento das professoras, as aulas de informáticas, mediadas em conjunto com a professora Vera estão sendo proporcionando o enriquecimento da proposta inicial com a utilização dos recursos do computador, web, impressora e demais aplicativos.

Turma do 3º ano:

Partindo da poesia "Convite" do autor José Paulo Paes os alunos brincaram com as palavras.

Utilizando a planilha do CALC formaram novas palavras a partir de sílabas de palavras existentes no texto.

Confira que beleza! Foi demais observar a empolgação e as descoberta feitas pelos alunos:



O segundo momento foi a leitura da poesia Sonho da Menina da autora Cecília Meireles:


Qual é o seu sonho?

Esta foi a frase que norteou a ilustração feita com os aplicativos do KolourPaint:

Imagem: arquivo da escola
Dentre ter asas e voar; ser estilista demoda; desfilar na passarela; andar de bicicleta; viver no parque e ter um mundo cor de rosa... os alunos abusaram da imaginação e da criatividade. Veja:


Imagens: arquivo da escola

Em breve um vídeo com todas as ilutrações. Aguarde.



No terceiro momento, após a leitura da poesia "O vestido de Laura", Cecília Meireles os alunos do 3º ano utilizaram os aplicativos do KolourPaint para ilustrar a sua roupa preferida. A próxima etapa deste trabalho é utilizar o editor de texto Writter para descrever como é a sua roupa preferida. Por quê?


Imagens: arquivo da escola

"... gosto da blusa de capuz porque ela é moderna", disse  Educardo O.
"... gosto muito do short com a camiseta porque foi o meu pai quem me deu", disse Elyandhra.
"... gosto da calça jeans porque foi meu avô que já faleceu quem me deu", disse Caio.
"... porque é um vestido bonito", disse Leonarda.

Atividade concluída:









(Imagens: arquivo da escola)

Todas as atividades produzidas serão expostas na Semana do Literatudo!


Turma do 4º ano:

Os alunos leram e ouviram a história de Chapeuzinho Vermelho por diferentes portadores de texto. Além, da leitura  já realizada em sala, a turma teve a oportunidade de ler e observar como a mesma história pode ser ccontada de várias maneiras. Uma delas você também pode ler aqui!


 A outra foi pelo cd rom os "Clássicos" que ao invés do personagem que salava a Chapeuzinho Vermelho ser o caçador foi o lenhador quem assumiu o papel. Outra versão da história pode ser ouvida em arquivo de mp3 que brevemente será publicado.


Imagens: arquivo da escola

Para ouvir a história:


Os alunos também assistiram pela TV o DVD da História de Chapeizunho Vermelho:

Imagem: arquivo da escola

Os alunos estão produzindo em duplas ou trios as suas reescritas da história. Utilizarão o editor de texto para a digitação e produto final: um livro que reunirá todas as produções textuais.

Digitação do texto:

(Imagem: arquivo da escola)

O livro ficou pronto e lindo! Parabéns! Mais detalhes veja aqui!

Imagens: arquivo da escola

Parabéns alunos e professoras envolvidas. Está demais!

x_3cd199e4

Fonte: Assinaturas Animadas

Interdisciplinaridade mediada pelas TIC - manhã

O está acontecendo no turno da manhã?
Registro da Atividades

Iniciamos as atividades com a turma 801 fazendo a leitura sobre o Continente Africano.
A pesquisa e atividades sobre a cultura africana no Brasil com mediação da professora Maria José está baseada na WebQuest. Clique aqui!
Em andamento...

Na aula de Português com a professora Cristina os alunos fizeram a leitura da história Ana e Ana da autora Célia Cristina por meio da apresentação de slides IMPRESS:

Após comentários os alunos em duplas utilizaram o editor de texto Writter para digitar o resumo da história:



Iniciamos as atividades com a turma 901 assisntindo o filme (curta) "O xadrez das Cores" com debate e reflexão sobre o racismo, a cultura social, a transformação da realidade e o jogo de xadrez com mediação das professoras Vera (Informática) e Mary (História).
Os professores envolvidos deram continuidade ao tema em conversas em sala de aula.

Com mediação da professora Valéria (Educação Fìsica) a turma pesquisou sobre a história do xadrez e leram as regras básicas para o jogo:

Também vimos que segundo o autor, professor Sylvio Rezende as cores brancas (claras) e pretas (escuras) do jogo de xadrez eram símbolos da aristocracia e nada tem haver com prática de racismo. Leia o artigo na íntegra clicando aqui!

No sengundo momento,  na aula de educação Física do dia 30/05 os alunos irão iniciar a prática do jogo de xadrez utilizando as lições do "Xadrez módulo aprendiz" e o "jogo de tabuleiro" no Linux Educacaional 3.O.

Imagens: arquivo da escola

Depois... o campeonato em breve!

A professora de História Mary nesta sexta-feira 25/05 com auxílio de vídeo e DataShow explorou os argumentos da animação "Solta o elevador!" para contextualizar a prática no racismo. Foi um debate bastante proveitoso. Historicamente a sociedade a partir do Século XVI até final do Século XX vivenciou inúmeras situações de discriminação e exclusão social. Hoje entendemos que a espécie humana é úncia e indivisível. O crime inafiançável de discriminação racial está sujeito à punição conforme o artigo 5º da Constiuição Federal nos termos do item XLII.

A professora de Ciências Aline Cristina vai explorar o genética da cor da pele. A primeira atividade proposta é a WebQuest: A cor da pele. Confira!

Outras WQ também podem ser visualizadas pela lateral direita do Blog pelo link WebQuest no Blog. Veja!

A professora de Matemática Mariléia Paula vai aproveitar os cruzamentos homozigóticos para explorar o gráfico das combinações em sala de aula. A atividade também será realizada na planilha do CALC para gerar os referidos gráficos.

A professora de Inglês Inesita vai abordar em suas aulas a descontrução da prática de racismo. Na sociedade atual o que melhorou? Quais os mecanismos de defesa da população?

Parabéns alunos e professores envolvidos nas atividades. Participação nota 10!
Tem mais.. Aguarde!


Curso: TIC na educação

Estas alunas professoras não são demais?

No sétimo encontro presencial a criatividade andou solta mais uma vez...
A produção textual foi Histórias em Quadrinhos.
Utilizando o editor de texto e o software HagáQuê a turma experimentou as possibilidades dastas ferrramentas e suas aplicabilidades práticas.
É de fundamental importância estimular a criatividade e valorizar a autoria do aluno.

Após o dever de casa que foi navegar pelas páginas da web para conhecer algumas dicas sobre a elaboração de uma HQ e alguns exemplos; a leitura do roteiro para a atividade proposta e assisitr ao vídeo tutorial do Hagáquê  foi hora de colocar a mão na massa.

Veja o resultado: (elaboração no HagáQuê)



A aluna professora Mariana criou seus personagens para a HQ no jogo "Homem-Batata", assim:

Veja o texto:
E mais...

Imagens: arquivo da escola


Parabéns!

Exemplos de HQ produzidas utilizando os aplicativos do Editor de Texto:


Muito bem! Boa lição. Parabéns!

Interdisciplinaridade mediada pelas TIC

Imagens da Web.


Durante os meses de maio e junho as aulas na Sala de Informática estão sendo desenvolvidas para atender projetos específicos nos turnos da manhã e da tarde.

Turno da Manhã:

Turma 801: A cultura africana no Brasil
Disciplinas:
Português - professora Cristina
Geografia - professora Maria José
Matemática - professora Simone
Artes - professora Deborah

Turma 901: Etnia - Existe preconceito racial e outros no Brasil?
Disciplinas:
História: professora Mary
Matemática: professora Mariléia de Paula
Ciências: professora Aline Cristina
Inglês: professora Inesita
Educação Física: professora Valéria

Turno da Tarde:

Turma do 3º ano - professora Rosimere
Gênero Textual - Poesia
Atividades diversas envolvendo poesias da autora Cecília Meireles com o objetivo de incentivar a leitura e ampliar os recursos da alfabetização para desenvolver as habilidades de leitura e escrita.

Turma do 4º ano - professora Mariléia
Gênero Textual - Contos Clássicos
Atividades diversas envolvendo a história de Chapeuzinho Vermelho com o objetivo de incentivar a leitura e ampliar as habilidades de leitura e escrita.


Aguarde pela publicação das atividades.