13 novembro 2009

Histórias em Quadrinhos: Projeto de Aprendizagem



























O projeto de aprendizagem foi desenvolvido com os alunos da turma 501 do 5º ano do Ensino Fundamental, de ambos os sexos e com idade entre 10 e 12 anos.
O interesse, a motivação, a criatividade, a cooperação, a criticidade e a interação foram fatores determinantes para o sucesso deste trabalho.
Os valores humanos, éticos e a cidadania, foram assuntos propostos pelos alunos a fim de demonstrar como tais aspectos são relevantes para a formação de hábitos e atitudes que permitem o homem viver em sociedade. Considerando os recursos que a HQ pode oferecer que buscamos através deste projeto incentivar o gosto pela leitura e pela escrita, ampliar a forma de expressão oral e escrita, contribuir para a formação humana e para autoria dos alunos estimulando a produção de texto, publicando neste Blog e aproximando-os cada vez mais do mundo virtual.
Após conversar com os alunos e a com a professora regente da turma envolvida no projeto foi possível traçar algumas metas para o trabalho. Partindo do tema “Histórias que ensinam a viver”, proposto pelos próprios alunos, as questões de cidadania e valores humanos formaram as ideias principais dos textos que foram produzidos em duplas ou trios correlacionando mensagem verbal e não-verbal de maneira bem humorada e criativa.
Os recursos utilizados envolveram livros, revistas (Gibis), papel, lápis de escrever e de cor, cola, tesoura, computadores, Internet, editor de texto, scanner, impressora, máquina digital e recursos para encadernação. Os espaços físicos utilizados foram a Sala de Aula nº. 7 e a Sala de Informática.
Acreditamos na utilização do computador como ferramenta educacional eficiente para complementar e aperfeiçoar o processo ensino-aprendizagem e contribuir para a qualidade do ensino. PARABÉNS, queridos alunos vocês brilharam mais uma vez! Através da criatividade, o homem é capaz de aperfeiçoar, melhorar e inovar os fundamentos de sua sobrevivência.
Assista o vídeo abaixo para conhecer as etapas deste projeto:

Veja no vídeo 2 os depoimentos sobre o trabalho:

2 comentários:

Juliana Iennaco disse...

Parabéns, professores e alunos idealizadores do projeto!
Está incrível, desde a escolha do tema até o produto final!
Estou encantada!
Beijinhos,
Juliana
Professora do Colégio de Aplicação das Faculdades Integradas de Cataguases

Jacqueline Pinto disse...

Vera e equipe!

Parabéns pelo belo trabalho com HQ.
O produto final está muito interessante, demosntrandotoda a seriedade e dedicação de todos.
Sucesso!!

Jacqueline Pinto