28 abril 2011

Gerson Guedes


Era uma vez um menino, que há muito tempo trabalhava como engraxate. Nas horas vagas, o menino sentava em seu caixote e, curioso, observava a movimentação de pessoas e bondes pela rua. Tudo o que seus olhinhos captavam era colocado num pedaço de papel. O menino curioso se transformou em artista plástico renomado, com destaque regional e internacional. Embora tenha se formado em Desenho Plástico - curso já extinto na Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF) - seu talento vem de berço. "Eu nunca estudei pintura e sempre desenhei. Sou autoditada", revela Gerson. Aos 13 anos, já trabalhava como desenhista profissional. Passou parte da infância no bairro Santo Antonio e Chiador e suas referências vêm todas do cotidiano do interior de Minas. Toda a sua paixão pela arte e pelo cotidiano interiorano do século XX conferiu uma característica peculiar à sua obra: a presença constante das linhas que, segundo ele mesmo, nasceram junto com seu desenho. O artista classifica seu estilo como "um cubismo disfarçado", onde se encontra um híbrido de formas e linhas. Trabalha com temas bem definidos e desenvolve uma pintura narrativa, onde mostra muitas mensagens em um espaço muito pequeno. Para solucionar essa delimitação, o artista habilmente utiliza técnicas de reprodução que lhe permite misturar formas, sem comprometer o contexto que pretende retratar em suas telas. Sua primeira exposição aconteceu em 1979, era uma mistura de instalações e gravuras em que o artista buscou retratar os detalhes mineiros. A essa obra, ele deu o nome de “Pedaços de Minas” e, com ela, Gerson Guedes começou a mostrar pedaços de seu talento que hoje encantam multidões em todo o mundo. O artista plástico juizforano é conhecido internacionalmente. As 36 exposições já realizadas já lhe renderam sete prêmios.


(Imagem da Web. Pode ter direitos autorais.)


Após o estudo da biografia do artista plástico brasileiro e juizforano em sala de aula os alunos das turmas do 4 º ano do Ensino Fundamental e da EJA - Multiseriada (noturno) conheceram algumas de suas obras através da apresentação de slides - Impress (BrOffice) na Sala de Informática. Com auxílio da Web também puderam apreciar outras obras publicadas nesta web site. Clique aqui!



(Imagens arquivo da escola)

A próxima etapa é a releitura da obra escolhida pelo aluno ou pela turma. O trabalho já começou. Confira!

Releitura das obras   Turma Multiseriada - EJA (noturno) - professora Demétria. Aprecie a riqueza de detalhes que os "nossos artistas" conseguiram retratar!
 Aluno Rodrigo

 Aluna Ana Maria

 Aluno Juliano Kenedy

 Aluna Maria das Graças

 Aluno Maurício

 Aluno Rafael Reginaldo

Mural dos Trabalhos
O artista Gerson Guedes muito carinhosamente aceitou o nosso convite para estar novamente na escola para um bate-papo com os alunos que aconteceu na quinta-feira, dia 05 de maio.


(Imagem: arquivo da escola)

Mais uma vez aproveitamos a oportunidade de conhecer sobre a história de Juiz de Fora e como é o processo de criação do artista. Por meio das imagens trazidas pelo próprio Gerson, os alunos acompanharam e vibraram com as suas obras.

Obrigado Gerson por compartilhar conosco a sua história, a sua obra!

Parabéns aos alunos e professores envolvidos nesta proposta de aprendizagem!

Releitura das obras  dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental - turno da tarde:

1- Turma 401 - professora Mariléia:


 Aluno Gustavo Amaral


Aluna Lara

 Aluno Maycon

Aluna Priscila



Mural dos trabalhos

2- Turma 402 - professora Sônia:

 Aluna Bárbara

 O aluno Caique expressou seus sentimentos por meio das cores. Parabéns!

Aluna Geovana

Aluna Marina de Limo

Aluna Nathália Nunes

Professora Sônia



Mural dos trabalhos

3- Turma 403 - professora Aparecida:


 Aluna Ana Beatrice

 Aluno Carlos Eduardo

 Aluno Gustavo Vieira

Aluna Millena


Mural dos Trabalhos

Aprecie mais esta riqueza de detalhes que os "nossos artistas" conseguiram retratar.
Belos trabalhos!




Nenhum comentário: