26 maio 2012

Interdisciplinaridade mediada pelas TIC - manhã

O está acontecendo no turno da manhã?
Registro da Atividades

Iniciamos as atividades com a turma 801 fazendo a leitura sobre o Continente Africano.
A pesquisa e atividades sobre a cultura africana no Brasil com mediação da professora Maria José está baseada na WebQuest. Clique aqui!
Em andamento...

Na aula de Português com a professora Cristina os alunos fizeram a leitura da história Ana e Ana da autora Célia Cristina por meio da apresentação de slides IMPRESS:

Após comentários os alunos em duplas utilizaram o editor de texto Writter para digitar o resumo da história:



Iniciamos as atividades com a turma 901 assisntindo o filme (curta) "O xadrez das Cores" com debate e reflexão sobre o racismo, a cultura social, a transformação da realidade e o jogo de xadrez com mediação das professoras Vera (Informática) e Mary (História).
Os professores envolvidos deram continuidade ao tema em conversas em sala de aula.

Com mediação da professora Valéria (Educação Fìsica) a turma pesquisou sobre a história do xadrez e leram as regras básicas para o jogo:

Também vimos que segundo o autor, professor Sylvio Rezende as cores brancas (claras) e pretas (escuras) do jogo de xadrez eram símbolos da aristocracia e nada tem haver com prática de racismo. Leia o artigo na íntegra clicando aqui!

No sengundo momento,  na aula de educação Física do dia 30/05 os alunos irão iniciar a prática do jogo de xadrez utilizando as lições do "Xadrez módulo aprendiz" e o "jogo de tabuleiro" no Linux Educacaional 3.O.

Imagens: arquivo da escola

Depois... o campeonato em breve!

A professora de História Mary nesta sexta-feira 25/05 com auxílio de vídeo e DataShow explorou os argumentos da animação "Solta o elevador!" para contextualizar a prática no racismo. Foi um debate bastante proveitoso. Historicamente a sociedade a partir do Século XVI até final do Século XX vivenciou inúmeras situações de discriminação e exclusão social. Hoje entendemos que a espécie humana é úncia e indivisível. O crime inafiançável de discriminação racial está sujeito à punição conforme o artigo 5º da Constiuição Federal nos termos do item XLII.

A professora de Ciências Aline Cristina vai explorar o genética da cor da pele. A primeira atividade proposta é a WebQuest: A cor da pele. Confira!

Outras WQ também podem ser visualizadas pela lateral direita do Blog pelo link WebQuest no Blog. Veja!

A professora de Matemática Mariléia Paula vai aproveitar os cruzamentos homozigóticos para explorar o gráfico das combinações em sala de aula. A atividade também será realizada na planilha do CALC para gerar os referidos gráficos.

A professora de Inglês Inesita vai abordar em suas aulas a descontrução da prática de racismo. Na sociedade atual o que melhorou? Quais os mecanismos de defesa da população?

Parabéns alunos e professores envolvidos nas atividades. Participação nota 10!
Tem mais.. Aguarde!


Nenhum comentário: